Seminário sobre empoderamento da mulher encerrará ano legislativo 

Um seminário internacional sobre empoderamento político, econômico e social das mulheres marcará o encerramento das ações das deputadas e senadores em 2016. O anúncio foi feito no café da manhã da bancada feminina no Congresso, nesta quarta-feira (9), no gabinete da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora da Mulher do Senado. 

Seminário sobre empoderamento da mulher encerrará ano legislativo - Agência Senado

O seminário Mulheres no Poder: Diálogos sobre Empoderamento Político, Econômico e Social está previsto para o período de 13 a 15 de dezembro em Brasília. A programação prevê a realização de quatro painéis abordando temas da pauta feminina. Ao final do evento, será elaborado um documento pela manutenção dos direitos das mulheres dirigido às lideranças políticas nos legislativos federal, estaduais e municipais em 2017.

Para Vanessa Grazziotin, “é fundamental mobilizar mulheres de todo país para participar do seminário e trazer experiências dos estados para fomentar o debate dos temas abordados nos painéis”, destacado ainda que “discutir o espaço das mulheres nos cargos de poder é trazer o foco para essa pauta tão urgente que é a paridade”.

A deputada Ana Perugini (PT-SP), coordenadora-geral da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres, que representou as deputadas na reunião, defendeu o debate sobre a questão da desigualdade econômica entre homens e mulheres.

Durante o café, a bancada feminina recebeu o grupo Mulheres do Brasil, que defende a aprovação do projeto que define cotas de participação de mulheres nos conselhos de administração das empresas públicas e sociedades de economia mista.

Integrante do grupo, Maria Luiza Bueno explicou a importância de aprovar o projeto que tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, “para corrigir distorções na ascensão feminina aos cargos executivos”, explicou.

Programação

Na programação do evento internacional está previsto como primeiro painel a apresentação de experiências internacionais de observatórios de violência contra as mulheres, com a presença de representantes de Portugal, Peru, Espanha e México.

O segundo discutirá a presença das mulheres no Poder Legislativo. Senadoras, deputadas federais, distritais e vereadoras reforçarão a campanha Mais Mulheres na Política e a luta pela aprovação da PEC, em análise na Câmara dos Deputados, que reserva vagas para mulheres nos legislativos federal, estaduais e municipais.

O terceiro painel debaterá o empoderamento da mulher nas empresas e abordará experiências exitosas realizadas em corporações que respeitam a equidade de gênero no trabalho.

No quarto e último painel, entidades de segmentos de mulheres de todo o Brasil debaterão o protagonismo feminino na liderança do movimento organizado, com destaque para mulheres negras, estudantes, indígenas, LGBT, sindicalistas, jovens e idosas.