Presidentes latino-americanos cumprimentam Trump pela vitória nos EUA

Líderes latino-americanos saudaram o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quarta-feira (09) após o resultado da das eleições realizadas na terça-feira (8). Enquanto a Venezuela aproveitou para ressaltar o pedido de respeito à sua soberania, Argentina e Colômbia destacam o desejo de cooperação com o novo líder norte-americano. Diante do cenário que se desenha na potência mundial, o ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica resumiu seu sentimento em uma só palavra: “Socorro”.

Donald Trump - Foto: Tom Pennington / Getty Images

Mujica, que realiza uma viagem na Itália, disse a uma rádio uruguaia que “as más notícias sempre surpreendem”. "Somente vou dizer uma palavra, uma, e com isso resumo tudo: Socorro!".

A Venezuela aproveitou o novo momento da nação norte-americana para defender uma nova etapa nas relações internacionais baseada no “respeito à soberania, à autodeterminação, e à paz” e ressaltou que o novo momento deve primar pela “não intervenção em assuntos internos”, como diz o comunicado divulgado pela chancelaria do país.

Preocupado com os caminhos do mundo após o resultado eleitoral, o presidente da Bolívia e líder indígena Evo Morales disse, em seu Twitter, esperar “trabalhar contra o racismo, o machismo, a anti-imigração e pela soberania de nossos povos”.

Da Colômbia, o presidente Juan Manuel Santos também enviou um recado felicitando o “espírito democrático” dos Estados Unidos, e assegurou que continuará aprofundando as relações entre os dois países.

Já o presidente do México, Enrique Peña Nieto, parabenizou os Estados Unidos pelas eleições: "parabenizo os EUA por seu processo eleitoral e reitero a Donald Trump a disposição de trabalhar juntos em favor da relação bilateral".

Peña Nieto lembrou que "México e EUA são amigos, parceiros e aliados que devem seguir colaborando pela competitividade e o desenvolvimento da região".