Habitafor: Sorteados assinam contrato para receber casas próprias

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Habitafor, iniciou, na última quarta-feira (09), no Ginásio Paulo Sarasate, o processo de assinatura do contrato de 2.032 sorteados do conjunto Alameda das Palmeiras, passo final para a concretização do sonho da casa própria de milhares de fortalezenses.

Habitafor: Sorteados assinam contrato para receber casas próprias

Os beneficiários, que tiveram os dossiês analisados e aprovados pelo Banco do Brasil e já realizaram a vistoria dos apartamentos no último mês de setembro, agora, já podem ter a felicidade de dizer que, legalmente, possuem a casa própria, como explicou o titular da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor), Gilvan Paiva. “Hoje é um dia de festa para nós da Habitação da Prefeitura de Fortaleza, pois estamos concluindo um processo importante para a vida de famílias. Estamos iniciando a assinatura do contrato da casa de 2.032 famílias. A partir de agora, as pessoas de fato têm o direito de suas casas, sendo o passo seguinte a entrega delas, sendo realizada muito brevemente”, afirmou.

As unidades habitacionais correspondem ao sorteio realizado em dezembro de 2015 e passaram por etapas de avaliação quanto aos critérios do Programa, verificação do Cadastro Único, cruzamento de dados no Sistema Integrado de Administração do Crédito Imobiliário, Cadastro de Inadimplentes – órgãos federais, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e apuração de renda formal. Todo material coletado produziu os dossiês que foram encaminhados ao Banco do Brasil, parceiro nesta ação.

A diarista Carla Simone Távora contou que a assinatura deste contrato possibilitará uma das maiores vitórias da vida dela. “É um dia de felicidade. Hoje, assino o contrato que vai me possibilitar sair do aluguel. Moro sozinha com três filhos, então vai ajudar bastante, pois não vou mais pagar aluguel, vai sobrar mais dinheiro. Vou realizar o sonho da minha casa própria. Vai ser um bem para sempre, para ficar para os meus filhos. É uma segurança a mais. Estou extremamente feliz”, completou.

Já Antônia Alves, outra beneficiária a realizar o sonho da casa própria, parabenizou a Prefeitura pela transparência em todo o processo. “Nas outras gestões, a gente não tinha esperança da casa própria. Desta vez, deu certo, todos os compromissos estão sendo honrados. Tudo com transparência. Desde o sorteio, e depois fomos lá fazer a vistoria, tudo muito claro. Eu fiquei no cadastro reserva, mas hoje estou aqui para assinar o contrato. Para mim, é só felicidade”, declarou.

Este é o último passo antes do recebimento da chave da casa. A assinatura ocorre até esta quinta-feira (10). Fortaleza passa pelo momento de maior investimento nas políticas habitacionais da cidade. Em quatro anos da Gestão Roberto Cláudio, já foram entregues quase 13 mil unidades habitacionais.

A previsão, já anunciada para os próximos quatro anos, é de mais 13 mil unidades, que em grande parte já estão contratadas e em obras.