Carlos Felipe sugere debate sobre transposição do rio São Francisco

O deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB) sugeriu aos parlamentares, no primeiro expediente da sessão plenária da última quarta-feira (09), um debate sobre a transposição do rio São Francisco com a participação do ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, e dos senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Eunício Oliveira (PMDB-CE), além do secretário da Ciência e Tecnologia do Estado, Inácio Arruda (PCdoB-CE).

Carlos Felipe

De acordo com Carlos Felipe, se essa transposição não for concluída, as consequências serão “incalculáveis” para os municípios cearenses. O parlamentar cobrou do Parlamento “maturidade, responsabilidade e serenidade” no momento de discutir esse assunto. “Temos que pensar na sociedade, e não pegar o São Francisco e transformar em um debate politiqueiro”, ponderou.

A Assembleia Legislativa, conforme observou, deve atuar como um “agente mobilizador e viabilizar esse debate”. “É uma situação que se tornou extrema ao fim de cinco anos de seca, então acredito que existam soluções extremas também”, defendeu.

Em aparte, o deputado Capitão Wagner (PR), afirmou que o Governo do Estado precisa ter maturidade para reconhecer suas falhas e responsabilidade em seu discurso. “Não só no que diz respeito ao São Francisco, mas o governador andou fazendo muitas promessas e não cumpriu nenhuma. É preciso ter responsabilidade ao falar com a população”, criticou.

Já o deputado Danniel Oliveira (PMDB) informou que o Governo Michel Temer já investiu 163% a mais do que o governo petista na transposição do São Francisco. “O Governo Temer só está aí há seis meses. A questão é que agora ele tenta fazer o serviço de forma correta, mas, até o momento, a transposição nem projeto básico tem, e vem sendo feita aos pedaços”, respondeu.