Trump surpreende e ganha eleições presidenciais nos Estados Unidos

Mesmo envolvido em uma série de controvérsias ao longo de sua campanha, o candidato reacionário do Partido Republicano (conservador), Donald Trump, venceu as eleições presidenciais nos Estados Unidos, de acordo com os resultados divulgados na manhã desta quarta-feira (9). Com 70 anos, ele será o 45º presidente do país, e o mais velho a chegar à Casa Branca. Trump é um bilionário, foi apresentador de TV e não tem experiência de governo.

Donald Trump vence eleições nos EUA

Trump excedeu o número de votos eleitorais necessários -270- e acumulados de 56 milhões 959 mil 821 votos, superando em mais de um milhão os votos de sua adversária, a democrata Hillary Clinton que tinha apoio do atual presidente dos EUA, Barack Obama. Segundo o próprio Trump, em pronunciamento já como presidente eleito, Hilary ligou para comprimentá-lo pela vitória. 

Donald John Trump nasceu em Queens, Nova York, em 14 de Junho, 1946 e é um rico bilionário, presidente da Organização Trump e fundador da empresa de hotéis e jogos de azar Trump Entertainment Resorts.

Posição reacionária

Trump fez uma campanha com traços fascistas, com discurso racista e anti-imigrante, propôs a construção de um muro ao longo da fronteira com o México e fez discursos de uma política dura contra a imigração nos Estados Unidos.

Ele apresentou também propostas de mudança da política comercial, de acordo com sua posição protecionista, como reforçar a produção doméstica (de empresas) e fortalecer a economia nacional.

Durante a campanha, Trump usou expressões ofensivas contra as mulheres e causou polêmica após a divulgação de um vídeo em que ele assume ter cometido abuso sexual. Além disso, Trump não escondeu sua postura ultra-conservadora na campanha, com discurso homofóbico, misógeno e xenófobo. 

A sua vitória eleitoral nesta quarta-feira (9), indica o crescimento de uma ofensiva contra os direitos humanos, do povo, das minorias e do trabalhador. O partido republicano venceu também as eleições legislativas, na Câmara e no Senado.

Donald Trump vai ocupar o Salão Oval da Casa Branca a partir de janeiro 2017 e presidirá o país nos próximos quatro anos, juntamente com Mike Pence, seu vice-presidente. 

Na tentativa de passar uma imagem de conciliador ao mundo, em seu primeiro pronunciamento como presidente eleito, Trump fez um discurso diferente do tom agressivo que marcou a sua campanha. Falou de união dos americanos e elogiou sua adversária.