Sobre eleição de Trump, Temer diz que "não muda nada"

Depois de assessores do Planalto dizerem que a democrata Hillary Clinton era a "preferida' na disputada eleição presidencial norte-americana, o presidente ilegítimo Michel Temer disse nesta quarta-feira (9), em entrevista à rádio Itatiaia, que a eleição de Donald Trump não muda nada.

Michel-Temer-coletiva-imprensa - Lula Marques/ Agência PT

“Não [muda nada na relação], tenho dito com muita frequência que a relação do Brasil com os Estados Unidos, assim como com os demais países, é uma relação institucional. Ou seja, de estado para estado […] Tenho certeza que lá as coisas irão muito bem, a nossa relação é institucional. Estou contando cumprimentar o presidente pela eleição e não muda nada na relação Brasil e Estados Unidos”, afirmou Temer.

Ainda segundo Planalto, Temer irá parabenizar Trump nesta quarta. Ele também disse que considerou "equilibrado" o tom do primeiro discurso de Trump após o resultado das urnas. No entanto, equilíbrio é uma qualidade que Trump não demonstrou ter durante toda a campanha.

Talvez a escolha seja mais por conta da identidade que Temer tem com o eleito norte-americano. Isso porque no discurso de vitória, Trump disse que pretende unir o país e que quer governar para todos cidadãos dos Estados Unidos. No Brasil, Temer usa a mesma retórica para camuflar o seu golpe contra as urnas.