Comissão Política de SP debate sobre quadro político estadual

A Comissão Política do Comitê Estadual do PCdoB de São Paulo se reuniu nessa segunda-feira, dia 7 de novembro, para dar sequência ao debate sobre o resultado das eleições e iniciar avaliação acerca das perspectivas geradas pelos embates deste ano, e cujas linhas principais deverá ser elaboradas na reunião do Pleno da direção estadual de início de dezembro.

direcaopcdobsp

Foi apresentado um estudo das eleições municipais depois do resultado do segundo turno. O nosso campo sofreu uma derrota tática, num cenário de defensiva estratégica.

O PT, maior partido do nosso campo, elegeu apenas duas prefeituras dos grandes municípios paulistas, Araraquara com o ex-ministro Edinho Silva, e Franco da Rocha, com a reeleição do atual Prefeito Kiko, sendo derrotado na Capital e em todas as cidades do ABC, local onde há 4 anos atrás tinha conseguido melhores resultados.

Merece destaque e melhor avaliação os bons resultados conquistados pelos tucanos em todo o Estado, capitaneado pelo Governador Alckmin, e seu campo político. O PSDB passa a dirigir 21 dos 76 maiores municípios do Estado e destes, 112 são cidades com mais de 200 mil eleitores. Houve importante crescimento de várias lideranças ligadas ao governador que venceram os pleitos majoritários e para as câmaras municipais.

O PCdoB elegeu uma prefeita, em Andradina. Mantivemos cadeiras importantes como Campinas, Osasco, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Taubaté além de voltar a eleger um vereador em São Bernardo do Campo, e eleger em Sorocaba. Todos estas cidades de segundo turno. Além disso teremos vereador em importantes cidades como Sumaré, Lorena, Paulinia e Atibaia. Entretanto, perdemos 30% de cadeiras nas câmaras municipais em relação à 2012. A maior derrota foi na Capital de São Paulo, em que não conseguimos atingir o quociente, deixando de ter representação comunista na maior cidade do país.

O debate nacional também foi tema da reunião. A maioria dos dirigentes divergem das opiniões de que devemos criar uma frente de esquerda “sangue-puro”. Num quadro de extrema dificuldade, não podemos abrir mão de dialogar com o centro. Se caminharmos para isolamento, o centro “cai no colo da direita”. É preciso ganhar a sociedade e a classe política para uma frente ampla com um programa que tenha por centro o Estado Democrático de Direito e enfrente os retrocessos que o governo ilegítimo de Temer tenta impor ao povo brasileiro.

No dia 10 de dezembro esse debate será aprofundado na reunião da Direção Estadual.