Li Keqiang expressa confiança no desenvolvimento econômico da China

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, disse sábado (5) em Riga, capital da Letônia, que a China superará todas as dificuldades na economia e que manterá o crescimento firme, acelerando a transformação econômica.

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang em Riga - Xinhua

Ao discursar no Sexto Fórum Econômico e Comercial entre a China e os Países da Europa Central e Oriental (ECO) em Riga, Li falou sobre os últimos desenvolvimentos da economia chinesa.

A confiança da China no seu desenvolvimento econômico vem dos esforços do país em se adaptar à nova normalidade econômica e procurar a reforma estrutural no lado da oferta ao mesmo tempo em que expande a demanda agregada, disse, acrescentando que isso promoveu a dinâmica de desenvolvimento interna da economia chinesa.

Segundo ele, a China vem adotando uma política fiscal proativa e uma política monetária prudente, além de novos métodos de regulação macroeconômica.

O primeiro-ministro observou que seu país também se esforça para avançar com a reestruturação econômica e fomentar novos motores de crescimento com reforma enérgica, abertura e inovação.

Além disso, a China buscou aplicar métodos orientados ao mercado e baseados em normas para evitar e neutralizar riscos.

Li acrescentou que, olhando adiante, a economia chinesa desfruta de grande potencial, sólida força e amplo espaço de manobra, dizendo que ela está bem posicionada para sustentar uma taxa de crescimento médio-alta e mudar para um nível médio-alto de desenvolvimento.

A China tem toda a confiança de que irá alcançar essa meta, disse.

O desenvolvimento da China oferece ao mundo uma oportunidade graças ao mercado chinês cada dia mais aberto, que seguramente trará enormes oportunidades comerciais para as companhias globais incluindo aquelas dos países da ECO, disse, pedindo esforços conjuntos de todos os lados para construir um novo tipo de parceria com características de abrangência e reciprocidade para um futuro brilhante da cooperação comercial China-ECO.

Li estava no país báltico para uma visita oficial e reunião de líderes dentro do quadro conhecido como "16+1", que agrupa a China e as 16 nações da ECO.

Essa é a primeira vez que um premiê chinês visita o país báltico desde que o país declarou independência da União Soviética em 1991.

A Letônia é a terceira parada de sua atual viagem de oito dias pela Eurásia, que já o levou para o Quirguistão e Cazaquistão e que vai terminar na Rússia.