FGV: Mercado de trabalho continua ruim e vai demorar a melhorar

Apesar de o governo repetir o tempo todo que há sinais de uma retomada da economia, os números não param de contradizer o discurso oficial. Nesta segunda (7), pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostra que o nível de desemprego no país permanece elevado e não dá sinais de que a tendência será revertida. 

trabalhadores no mercado forma brasileiro

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), divulgado pela instituição, recuou 0,8 ponto em outubro e alcançou 92,9 pontos. "O índice teve leve queda puxada por uma piora na margem na situação atual dos negócios e uma piora na expectativa de contratação futura", disse o economista da FGV e responsável pela análise da pesquisa, Fernando de Holanda Barbosa Filho.

Já o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) subiu 0,6 ponto em outubro, para 99,2 pontos De acordo com a FGV, a segunda alta seguida deste indicador o mantém próximo ao máximo histórico, mostrando que o nível de desemprego continua elevado e não mostra evidências de reversão da tendência de alta até agora.

“Os índices de mercado de trabalho mostram que o otimismo com relação ao futuro ainda não se reflete em melhora no mercado de trabalho. O índice coincidente da taxa de desemprego (ICD) permanece estacionado em níveis elevados, sinalizando que a situação atual do mercado de trabalho continua bastante difícil", avalia Barbosa Filho.

Segundo ele, a leitura conjunta dos índices parece indicar uma recuperação mais complicada do que a esperada nos próximos meses. "O mercado continua ruim e deve demorar a mostrar sinais mais consistentes de melhora”, conclui, esvaziando, assim, o discurso cor-de-rosa do governo.