Na Bolívia, vozes pela unidade latino-americana

Os povos latino-americanos devem estar unidos hoje mais que nunca para enfrentar as agressões da direita, assegurou o secretário executivo da Confederação Sindical de Trabalhadores Camponeses de Bolívia, Feliciano Vegamonte.

O dirigente reiterou o compromisso de sua organização com a continuidade da luta pela justiça social e a libertação das nações do continente.

"Inspirados no legado de Ernesto Che Guevara, avançamos na construção da Pátria Grande e não cederemos às ameaças do império", assinalou.

Durante um ato comemorativo pelos 50 anos da chegada do guerrilheiro argentino-cubano a este país, Vegamonte chamou ao fortalecimento da integração regional e defender a democracia.

"Os Estados Unidos querem destruir aos governos progressistas. Os países de Abya Yala temos que nos mobilizar e impedir que nos imponham políticas incompatíveis com nossa realidade e ideologia", disse.

"Não podemos nos cansar. América Latina não será nunca mais a colônia dos ianques. Nós bolivianos estamos comprometidos com nosso líder Evo Morales e a direita não nos governará jamais", acrescentou.

Por sua vez o embaixador do Equador em La Paz, Ricardo Ulcuango, reiterou o apoio de seu país aos processos de mudança na região, os quais, disse, permitem recuperar a dignidade e identidade dos povos.