Manifestações na Coreia do Sul pedem saída da presidente Park Geun-hye

Milhares de sul-coreanos reuniram-se noeste sábado (5), no centro de Seul, capital do país, protestando pela interferência inadequada de uma amiga da presidente Park Geun-hye nos assuntos de Estado e exigindo a renúncia da líder sul-coreana.

Coreia do Sul

As manifestações começaram por volta das 4h da tarde, horário local. Os organizadores disseram que 200 mil pessoas participaram do protesto, mas a polícia informou que o número de manifestantes foi de cerca de 45 mil.

A mídia da Coreia do Sul revelou que além de Seul, em Gwangju, Gyeongju, Daegu, Busan e muitos outros lugares do país ocorreram também manifestações contra Park Geun-hye.

Segundo uma sondagem de opinião publicada nesta quinta-feira (3) pela Realmeter da Coreia do Sul, 55,3% dos entrevistados estão a favor da renúncia ou impeachement da presidente Park Geun-hye, devido ao escândalo de tráfico de influência.

O resultado da sondagem de opinião indica que 55,3% dos entrevistados consideraram que Park Geun-hye, cuja execução do poder se encontra paralisada, deve ser afastada da presidência. Outros 20,2% dos entrevistados sul-coreanos disseram que Park Geun-hye deve deixar o seu partido e ser limitada em seu poder presidencial. Para 15,5% dos entrevistados, o governo deve voltar à normalidade, tendo como o centro do novo governo o premiê nomeado Kim Byoung-Jun e o gabinete a ser formado por ele. A sondagem foi feita no dia 2 de novembro, com 534 cidadãos sul-coreanos com idade superior a 19 anos.

No mesmo dia, o órgão de sondagem de opinião Realmeter ainda revelou o índice de apoio da presidente. Atualmente Park Geun-hye é apoiada por apenas 10,9% da população, uma queda de 8,1% em relação à semana anterior e que também constitui uma queda consecutiva nas últimas cinco semanas.