Desnutrição ainda cobra vidas de crianças na África do Sul

Ainda que o número de crianças que morre por causa da desnutrição na África do Sul diminuiu, ainda este é um fenômeno que continua cobrando muitas vidas jovens, advertiu, nesta semana o Departamento Nacional de Saúde.

Desnutrição - John Isaac

Ao menos 1.380 menores de idade faleceram entre abril do ano passado e março de 2016, depois de ser registrados ao redor de 15.537 casos de mal nutrição, disse a fonte, citada pelo canal ANN7.

"Não se está identificando as crianças que estão em alto risco de desnutrição ou atuando a tempo para reverter o processo de atraso no crescimento ou as infecções concorrentes do HIV e a tuberculose, indicou o porta-voz da entidade", Joe Maila.

Ademais, a insegurança alimentar, o saneamento deficiente, as gravidezes não planificadas, são outros fatores que incidem na problemática.

Um recente relatório da Organização Mundial da Saúde encontrou que as crianças desnutridas, especialmente aqueles com desnutrição aguda severa, 'têm um maior risco de morte por doenças comuns como a diarreia, a pneumonia e a malaria'.

Para o Departamento de Saúde é necessário combater a malnutrição com ações educativas sobre a importância da lactância materna, por exemplo, e melhorar o acesso ao tratamento do HIV-AIDS.

Estima-se que em África do Sul só o 39% das mães amamentam exclusivamente durante 14 semanas.

Dimensionou a televisora que as questões relacionadas com a nutrição foram responsáveis do 45% dos decessos em menores de cinco anos a nível global.