Dilma Rousseff foi declarada "visitante Ilustre" de Montevidéu

Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil, foi declarada "visitante Ilustre" de Montevidéu pelo prefeito Daniel Martinez, que antes do evento enviou um selfie com o hierarca em sua conta no Twitter.

Dilma

A ex- presidente chegou quinta-feira (3) no Uruguai para participar do evento do Pit-Cnt que trata da grve parcial que ocorreu de 9 a 13 horas. A ex-mandataria visitou a sede do sindicato e, em seguida, falou na cerimônia realizada na Plaza Libertad. O evento foi organizado pelo sindicato para protestar contra a estagnação das negociações salariais.

O secretário-geral do Pit-Cnt, Marcelo Abdala, congratulou Rousseff. Abdala afirmou que "estamos aqui para você reafirmar a importância da democracia. A democracia está correndo risco em nossa região , no Brasil, por exemplo, ocorreu um golpe contra a presidenta eleita por 55 milhões votos ".

E a brasileira começou seu discurso dizendo. "Queridos, é para mim uma honra ter sido convidada pelo Pit-Cnt para participar deste ato pela democracia e confirmado a solidariedade entre nossos povos e movimentos". A ex-mandataria disse que no hemisfério sul vemos um movimento que, como no caso do Brasil, tenta retornar a uma situação vivida no passado."

"Estou muito preocupada que este é um processo que tem uma característica continental. Devemos colocar a democracia no centro da nossas lutas. Sem democracia há não como manter a luta contra as desigualdades, como solidariedade e construir a cooperação entre nossos povos", disse.

Rousseff disse que "os direitos trabalhistas ganhados com quase um século de luta agora estão profundamente ameaçados". 

"Vemos uma grande insegurança nas pessoas, pessoas estão ameaçadas de perder seus empregos. O papel da democracia é reconhecer-nos como pessoas com direitos iguais. Mas estou muito feliz de estar aqui e ver a força da solidariedade do povo uruguaio. E eu sei que aqui no Uruguai deixou grandes conquistas para a humanidade na era moderna. E eu tenho certeza de que aqui estão indo para fora, pelas qualidades de um líder do Uruguai, um país que tinha Pepe Mujica como presidente, um líder, é um país que tem todas as condições para ajudar a transformar a vida de povos latino-americanos ".