Policiais desocupam Centro Paula Souza espancando e prendendo alunos

O nível de truculência da Polícia Militar Paulista atinge patamares alarmantes. Nesta quinta-feira (4) à tarde, estudantes ocuparam o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, aderindo a luta contra a PEC 241/55 e a reivindicação por assistência estudantil, quando foram abordados por policiais com chutes, socos e levados para a 2º DP, na capital de São Paulo.

Policiais desocupam cento Paula Souza espancando e prendendo alunos - Jornalistas Livres

Os estudantes, chegaram por volta das 17h no Centro Paula Souza de forma pacifica, estenderam bandeiras e armaram barracas na entrada do prédio.

Em seguida, algumas falas foram feitas pelos estudantes para explicar o caráter da ocupação.

No vídeo abaixo, o presidente do Diretório Central dos Estudantes da Faculdade de Tecnologia de São Paulo- DCE da Fatec- Henrique Domingues, denunciou a falta de recursos para os estudantes, que lutam por bolsas de permanência "Nós somos a única e a maior faculdade pública que não possui verbas para assistência estudantil".

Após 1 hora que os manifestantes estavam no local, os policiais invadiram o centro e prenderam 37 alunos. Um PM lançou um chute no rosto de um ocupante, que perdeu parte do dente com o impacto do golpe.

37 estudantes foram levados para a 2º DP, prestaram boletins de ocorrência e foram liberados durante a madrugada.

Advogado denuncia arbitrariedades

O advogado dos manifestantes, Dênis Veiga Júnior, criticou a a atuação da polícia. "Não há lei que ampare o que a Polícia Militar fez hoje", afirma. "Uma tese nova, absurda, descabida", disse ele sobre a autotutela. O governo de São Paulo é o único estado do país a permitir que a PM reintegre posse e desocupe escolas sem ordem judicial, denuncia. 

O Centro Paula Souza é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). A sede ocupada pelos estudantes reúne a administração central do Centro Paula Souza, a Etec Santa Ifigênia e o Centro de Capacitação.