Mercadante: Jogar Enem contra ocupações é péssimo caminho

Em entrevista ao Valor Econômico, publicada nesta sexta-feira (4), o ex-ministro da Educação no governo Dilma, Aloizio Mercadante, voltou a criticar a falta de diálogo da atual gestão do Ministério da Educação, de Mendonça Filho, com os estudantes que ocupam escolas em todo o país.

Governo revisará todos os contratos do Fies, afirma Mercadante

Para Mercadante, "procuram jogar o Enem contra as ocupações, e isso é um péssimo caminho. Com o diálogo, isso não teria acontecido". O MEC confirmou nesta quinta-feira 3 que o exame que estava marcado para acontecer em escolas ocupadas será adiado para o início de dezembro. Os alunos estão mobilizados contra propostas do governo Temer que trazem retrocesso à educação, como a PEC 241 e a reforma do ensino médio.

O ex-ministro criticou também a PEC 241 que, segundo ele, "compromete integralmente" as metas fixadas no Plano Nacional de Educação (PNE). Mercadante argumentou, ainda, que a oposição a Dilma, liderada pelo DEM de Mendonça Filho e o PSDB, impediu a aprovação de projetos enviados ao Congresso que tinham como objetivo ajustar as contas públicas a fim de prejudicar o governo anterior e promover o impeachment. Segundo ele, em 2015 o governo federal investiu R$ 13 bilhões a mais que o piso constitucional fixado para a área.