Parlamento venezuelano adia julgamento político de Nicolás Maduro

Depois que o governo iniciou o diálogo com a oposição, com a mediação do Vaticano e da Unasul, a Assembleia Nacional da Venezuela (de maioria opositora) decidiu, nesta terça-feira (1/11) adiar o julgamento político contra o presidente Nicolás Maduro.

Nicolás Maduro - Divulgação / Presidência da Venezuela

No início da sessão, o deputado Julio Borges, líder da oposição, pediu para diferir os dois pontos previstos para o debate "dado o fato de que nas últimas horas o Vaticano entrou formalmente para intervir na crise constitucional e democrática do país".

A oposição culpa o presidente pela crise política enfrentada no país e convocou Maduro para responder a estas acusações. O início deste processo seria na terça-feira (1/11). O chefe de Estado havia se negado a participar, uma vez que o Congresso foi destituído do poder de fazer esta convocação pelo Supremo Tribunal Federal.

Durante a inauguração de seu novo programa “A hora da Salsa”, Maduro destacou que o diálogo com a oposição é a via para neutralizar as pretensões de impor a violência como forma de fazer política e agradeceu o papa Francisco pela participação do Vaticano no processo de diálogo.