Diálogo é o único caminho para a Venezuela, diz deputado socialista

O dirigente do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), Elias Jaua, afirmou nesta quinta-feira (3) que o início do diálogo entre o governo e a oposição, organizada na MUD (Mesa da Unidade Democrática) é o caminho para conquistar a prosperidade do país.

Manifestação na Venezuela - Jacqueline Faria

Com o diálogo impulsionado pelo Executivo “estamos dando os primeiros passos de um caminho que nos levará a grandes vitórias políticas, eleitorais e, sobretudo, à prosperidade de nosso povo”, garantiu Jaua.

O deputado afirmou que o diálogo se deu depois de meses de esforços por parte do presidente Nicolás Maduro. O objetivo, segundo ele, é que os revolucionários e os contrarrevolucionários tenham capacidade de debater em um “mínimo espaço de reconhecimento político”.

A direita tinha organizado uma marcha contra o governo de Maduro para esta quinta-feira (3) que foi cancelada. Para Jaua, esta atitude da MUD representa um triunfo da Constituição e da paz.

Por outro lado, o governador de Aragua, Tereck El Aissami, denunciou que o governador do estado de Miranda, o opositor Henrique Capriles, está tentando sabotar as mesas de diálogo. De acordo com postagens feitas em sua conta oficial no Twitter, Capriles faz chantagens e, com ações violentas, pretende prejudicar as reuniões entre o governo e a MUD.

Manifestações em defesa da Constituição

Como aconteceu às vésperas do golpe parlamentar no Brasil, na Venezuela milhares de pessoas saem às ruas em marchas em defesa da Constituição, da legalidade e do mandato de Nicolás Maduro.

Nesta quinta-feira (3) os movimentos sociais e os partidos de esquerda organizaram manifestações pacíficas em diversas cidades do país para demonstra apoio à mesa de diálogo entre o governo e a MUD que será mediada pelo Vaticano e pela Unasul.