No Maranhão, governo dialoga com estudantes contrários à PEC 241

A imagem acima sintetiza como foi a relação do Governo do Maranhão com estudantes do Colégio Liceu Maranhense que fizeram manifestação pacífica na escola contra a PEC 241, Proposta de Emenda à Constituição que tramita no parlamento brasileiro e prevê a limitação de investimentos públicos no país por 20 anos.

Secretário adjunto de Educação, Ismael Cardoso, conversa com estudantes do Liceu Maranhense contrários à "PEC do Fim do Mundo"
O secretário adjunto de Educação do Maranhão, Ismael Cardoso, aparece sentado no chão dialogando com os alunos e escutando os argumentos dos jovens contrários à PEC, apelidada de "PEC do Fim do Mundo".

Ismael Cardoso ressaltou que, enquanto em vários estados do país há fortes represálias contras as ocupações promovidas por estudantes, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), mantém seu compromisso com a democracia, ampliando o diálogo da gestão estadual com os alunos, além de garantir o direito à livre manifestação dos jovens.

O secretário adjunto lamentou incidente que envolveu violência entre alunos e a polícia nesta terça-feira (1º), e garantiu que o Governo do Maranhão repudia tais atos.

"No Brasil inteiro a repressão contra os estudantes em ocupação tem sido grande, aqui o governador tem forte compromisso com a democracia, nos primeiros dias de governo instituiu a eleição direta para gestores de escolas, estamos fazendo uma caravana estudantil nesse momento, para discutir os problemas da escola com os estudantes . Hoje, infelizmente, aconteceu um ato de violência no liceu que nós repudiamos e fomos imediatamente lá para abrir o diálogo e garantir o direito dos estudantes de se manifestarem", frisou Ismael.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação esclareceu o incidente envolvendo a atuação da Polícia Militar durante a ocupação dos estudantes no Liceu.

Leia a íntegra da nota:

Nota sobre conduta policial durante ocupação no Liceu

Com relação ao ocorrido no Centro de Ensino Liceu Maranhense, nesta terça-feira (1º), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que uma equipe do órgão permanece reunida com estudantes e a direção da escola, para averiguar o caso.

A Seduc reconhece a importância do debate da pauta nacional, conduzida por estudantes em todo o país, e considera relevante a discussão do tema no ambiente escolar, que é um espaço democrático, aberto para a manifestação de toda a comunidade escolar.

Conduta Policial

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por sua vez, esclarece que denúncias que envolvam a conduta de profissionais do Sistema de Segurança Pública devem ser feitas diretamente na Corregedoria de Segurança Pública, que funciona na sede do órgão, na Vila Palmeira.

O Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão ressalta, ainda, que reprova qualquer atitude que viole o respeito à dignidade humana; e eventuais excessos serão devidamente apurados.