Lula aos estudantes: "Quem mudará esse país não é o Lula, são vocês"

Durante ato com estudades da Universidade Federal de São Carlos, no campus Lagoa do Sino, localizado no município de Buri, em São Paulo, o ex-presidente Lula nesta terça-feira (1º/11). Cercado por dezenas de jovens, Lula destacou os avanços conquistados nos últimos anos e apontou a grave ameaça a esses avanços com a proposta de reforma da educação e ao pre-sal do governo de Michel Temer (PMDB).

Lula

"Vimos entrar um ministro que a gente nem sabia que cuidava de educação e a primeira coisa que fez foi implementar uma PEC para cortar gastos da educação e uma reforma no ensino médio que vai piorar muito as condições", afirmou Lula.

Ele indagou os motivos que levaram o golpe contra a democracia que afastou a presidenta eleita Dilma Rousseff. "Temos que nos perguntar porque aconteceu esse golpe. Será que foi por causa do pré-sal? Será que foi porque destinamos os recursos do pré-sal para investir na saúde e educação? Será que foi por ter criado os Brics?", questionou

E completa: "Vocês não tem que abrir mão de brigar pela educação porque a educação é o mais importante investimento que um país faz".

Lula reforçou a importância da mobilização dos estudantes que tem realizado ocupações em diversos estados contra a reforma proposta pelo governo de Michel Temer e a PEC 241, que agora tramita no Senado, que propõe o congelamento dos investimentos públicos por 20 anos, afetando principalmente saúde e educação.

"Nós temos que aprender cada vez mais que ao invés de negar a política temos que fazer a política. Porque a desgraça de quem não gosta de política é que é governador por quem gosta. E quem gosta é sempre a elite. Ele ainda acham que trabalhador, pobre, tem apenas que bater palma. E se bate palma fora de hora ainda não gostam", salientou.

"Vocês não podem desistir nunca. Todas vez que vocês estiverem desanimados, descrentes ou assistir os Jornal Nacional e ficarem desanimados com as críticas e denúncias da TV, vocês devem ter noção de uma coisa: o político que vai mudar esse país não é o Lula, são vocês", enfatizou o ex-presidente.