Pesquisas apontam cenário indefinido em sete capitais

Em sete capitais, a população está indo às urnas, nesta domingo, em um cenário indefinido. É o que mostram as últimas pesquisas eleitorais sobre as intenções de votos para o segundo turno. As sondagens indicaram  empate técnico entre os dois candidatos que disputam o governo municipal em Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Vitória, Belém, São Luís e Aracaju.

Votação para segundo turno será no próximo dia 29 - Foto: Arquivo/Elza Fiúza/Agência Brasil

Os levantamentos apontam ainda que devem se reeleger os atuais prefeitos de quatro capitais brasileiras: Maceió, Manaus, Recife e Macapá. Os dados foram reúnidos em reportagem do UOL.

Na capital mineira, as pesquisas indicam que Alexandre Kalil (PHS), com 53% das intenções de voto, estaria numericamente à frente de João Leite (PSDB), com 47%. No entanto, levando em conta a margem de erro, há empate técnico entre os candidatos.

Também estão tecnicamente empatados os candidatos à Prefeitura de Curitiba, Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD), de acordo com a pesquisa Ibope deste sábado. A capital paranaense tem uma das disputas mais acirradas no país: Greca tem 51% e Leprevost, 49%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo a pesquisa Ibope deste sábado, em Vitória, o resultado também é uma incógnita. O atual prefeito, Luciano Rezende (PPS), tem 51% e Amaro Neto (SD), 49%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Em Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B) e Valadares Filho (PSB) protagonizam uma disputa acirrada. Nogueira aparece com 49% dos votos válidos e Valadares Filho, com 51% em pesquisa Iboope divulgada neste sábado. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Em Belém, o atual prefeito, Zenaldo Coutinho (PSDB), também está tecnicamente empatado com o ex-prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL). Coutinho tem 51% dos votos válidos e Rodrigues, 49% em pesquisa Ibope divulgada neste sábado. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Em São Luís, com disputa apertada, também há dúvidas sobre o resultado da disputa entre Edivaldo Holanda Júnior (PDT), atual prefeito, e Eduardo Braide (PMN). De acordo com levantamento do Ibope, Júnior tem 52% dos votos válidos e Braide, 48%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, há empate técnico.

Em Fortaleza, as pesquisas mostram reultados conflitantes. De acordo com pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, o atual prefeito, Roberto Cláudio (PDT), seria reeleito com 56% dos votos válidos, contra 44% de Capitão Wagner (PR). A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

O Ibope, contudo, mostra os dois candidatos empatados tecnicamente. Em levantamento divulgado sábado, Cláudio tem 52% e Wagner, 48%, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

No Recife, tanto Datafolha, quanto Ibope deste sábado indicam reeleição do prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), com diferença numérica de ao menos 18 pontos percentuais sobre o ex-prefeito João Paulo (PT). Segundo o Ibope, Geraldo tem 59% das intenções de votos válidos contra 41% de João Paulo. No Datafolha, o candidato do PSB aparece com 60% dos votos válidos contra 40% do petista.

Na capital de Alagoas, levantamento do Ibope indica que Rui Palmeira (PSDB), atual prefeito, deve se reeleger, vencendo Cícero Almeida (PMDB). O tucano tem 64% das intenções de votos válidos contra 36% de Almeida.

Artur Virgílio Neto (PSDB), atual prefeito de Manaus, aparece com 54% dos votos válidos na pesquisa Ibope desta sexta-feira contra 46% de Marcelo Ramos (PR), o que indica que deve ser reeleito.

O atual prefeito de Macapá, Clécio Luís (Rede), também figura na dianteira, com 61% dos votos válidos contra 39% de Gilvam Borges (PMDB), segundo pesquisa Ibope desta sexta-feira.

No Rio de Janeiro, o senador Marcelo Crivella (PRB) aparece à frente nas pesquisas divulgadas neste sábado pelo Datafolha e pelo Ibope, embora a diferença entre os candidatos tenha diminuídobastante nos últimos dias. Segundo o Ibope, o candidato do PRB aparece com 57% contra 43% de Freixo. De acordo com o Datafolha, Crivella tem 58% das intenções dos votos válidos e Freixo tem 42%.

Em Porto Alegre, a pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira apontava vitória de Nelson Marchezan Júnior (PSDB).  O tucano aparecia com 56% dos votos válidos contra 44% de Sebastião Melo (PMDB). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Já na pesquisa Ibope também divulgada na sexta-feira sobre Florianópolis, Gean Loureiro (PMDB), registrava dez pontos de vantagem sobre Angela Amin (PP), considerando os votos válidos. O candidato do PMDB aparecia com 55% e a adversária do PP, com 45%.

Na capital de Goiás, Iris Rezende (PMDB) estava à frente de Vanderlan (PSB), segundo pesquisa Ibope deste sábado. Rezende com 57% dos votos válidos e Vanderlan, com 43%.

Campo Grande
Entre as outras capitais do centro-oeste que terão segundo turno, Campo Grande deve eleger Marquinhos Trad (PSD), segundo pesquisa do Ibope desta sexta-feira, com diferença de dez pontos numéricos sobre Rose Modesto (PSDB). Trad aparece com 55% dos votos válidos contra 45% de Modesto.

Cuiabá
Na capital do Mato Grosso, o candidato Emanuel Pinheiro (PMDB) deve bater com grande vantagem o tucano Wilson Santos (PSDB), também de acordo com o Ibope divulgada na sexta-feira. Pinheiro tem 61% dos votos válidos contra 39% de Santos.

Porto Velho
Na capital de Rondônia, levantamento do Ibope divulgado nesta sexta-feira mostra Dr. Hildon (PSDB) com 62% dos votos válidos contra 38% de Léo Moraes (PTB). A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 25 e 27 de outubro em Porto Velho. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) sob o protocolo RO-01257/2016. O levantamento foi encomendado pela "Rede Amazônica".