Freixo volta a pedir que indecisos não anulem voto

Assim como no primeiro turno, o candidato à prefeitura do Rio de Janeiro pela coligação "Mudar é Possível" (PSOL-PCB), deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), chegou à sessão de votação por volta das 10h, no Clube Paissandu, no Leblon, zona sul, acompanhado da esposa Priscilla Soares, da filha Isadora e de sua vice, Luciana Boiteux.

marcelo freixo

"A eleição está completamente indefinida, a gente está muito feliz. O fato é que nós já vencemos a eleição no que diz respeito ao sentido de uma política honesta, democrática de fazer campanha", afirmou o candidato do Psol.

"Foi uma campanha que devolveu a alegria da política: as praças lotadas, a juventude voltando a acreditar", disse ele que voltou a pedir aos indecisos que não votem nulo: "Ontem diminuímos dez pontos de diferença e é muito importante que, neste momento, aquele que não se decidiu, não anule [o voto] nesse momento tão importante para a cidade e que dê uma oportunidade à democracia".

Freixo disputa o segundo turno com o senador Marcelo Crivella (PRB), que teve 27,76% dos votos válidos no primeiro turno, contra 18, 31% dos votos de Freixo. Crivella votou mais cedo, por volta das 9h20 no Clube Marimbás, em Copacabana, na zona sul da cidade. No caminho até a urna, ouviu manifestações de apoio a Freixo e minimizou o fato de seu adversário ter crescidos nas pesquisas. 

As pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas no último sábado apontaram que havia diminuído a vantagem de Crivella em relação a Freixo. No último levantamento Datafolha realizado antes do segundo turno, o candidato do PRB apareceu com 58% dos votos válidos, e o candidato do PSOL, com 42%.

A diferença entre os dois caiu dez pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, divulgada na quarta-feira. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Neste domingo, simpatizantes de Freixo e membros do partido o aguardaram em frente ao clube com bandeiras e adesivos. Após votar, ele informou que vai descansar em casa com a família e que às 17h irá para a Cinelândia acompanhar, com a militância, a apuração do resultado do segundo turno.

"Eu vou descansar um pouco em casa e quando for 17h eu vou para a Cinelândia, porque o lugar que eu faço política é na praça pública. E, na praça pública, vamos encontrar todo mundo e acompanhar a apuração e vamos comemorar a vitória hoje na Cinelândia", disse Freixo.