Senadora faz discurso em homenagem ao ex-presidente Lula 

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) comemorou, em pronunciamento no Plenário, o aniversário de 71 anos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela parabenizou Lula que durante dois mandatos na Presidência da República mudou o Brasil para melhor e tirou milhões de brasileiros da pobreza. 

Lula nos braços do povo - Ricardo Stuckert

“Hoje, Luiz Inácio Lula da Silva completa 71 anos de idade. Parabéns, presidente. Queria dizer do orgulho, da satisfação de estar nessa caminhada política ao seu lado, de ter lhe conhecido há tantos anos, de estar no Partido dos Trabalhadores junto contigo desde 1989, construindo propostas para melhorar o Brasil. Tenho muito orgulho do resultado que esse país teve em políticas sociais, em políticas econômicas e de desenvolvimento durante a sua gestão. Orgulho da sua luta e da sua caminhada”, afirmou a senadora.

Gleisi Hoffmann leu um artigo do jornalista Fernando Morais sobre a trajetória do ex-presidente, desde a infância pobre no Nordeste, com fome e seca, passando pela mudança para São Paulo, com desemprego e violência, a carreira operária e depois a ação sindical. O texto encerra lembrando que Lula fundou um dos maiores partidos de massa do país e perdeu três eleições presidenciais antes de ser eleito e reeleito.

A senadora também comemorou a recente decisão da Organização das Nações Unidas (ONU) de aceitar uma petição reconhecendo que Lula teve direitos violados pelo juiz Sérgio Moro, da Operação Lava Jato. Para a senadora, o ex-presidente está sendo perseguido e já teve vários direitos desrespeitados.

Ela voltou a afirmar que o afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff do poder foi um golpe e acrescentou que "um novo golpe" está em andamento para tentar impedir que Lula dispute as eleições presidenciais de 2018.