MBL invade escolas ocupadas promovendo assédio, violência e ódio

Parece que o Movimento Brasil Livre (MBL), grupo recém-criado de extrema direita, está obcecado com a ideia de repetir os “feitos” do Comando de Caça aos Comunistas (CCC), ação promovida por jovens favoráveis à ditadura militar que perseguia e matava contrários ao regime. Com pouca adesão, porém com um grande arsenal de armas de fogo e sede de violência, o bando vem invadindo as escolas que estão ocupadas contra a Reforma do Ensino Médio, provocando cenas de pânico entre os estudantes.

MBL invande escolas ocupadas promovendo assédio, violência e ódio - Reprodução

Por Laís Gouveia 

Nesta quinta-feira (27) Renan Santos, membro do MBL, que responde a mais de 60 inquéritos judiciais, aliou-se ao youtuber Arthur Maledo do Val, famoso pela produção de vídeos sensacionalistas, para promover uma reportagem com perguntas armadas, deixando, dessa forma, os entrevistados constrangidos.
Segundo informações dos Jornalistas Livres, a dupla foi à escola ocupada Colégio Estadual do Paraná (CEP), localizado em Curitiba, abordando estudantes com perguntas do tipo: “Você é a favor do aborto” “E se o MST invadisse a sua casa?” “Você acha que impeachment é golpe?”.

Percebendo a malícia da parceria MBL+Youtuber, os alunos ocupantes recusaram-se a falar ou liberar a entrada do colégio para ambos, argumentando que esse tipo de enfoque criminaliza as ocupações. Foi então que Arthur e Renan resolveram ficar mais agressivos, passando a mão nos seios, barrigas e nádegas das estudantes, chamando-as de “gostosas”. “Você não quer ficar comigo?” indagou Arthur.

As estudantes que sofreram assédio sexual prestaram queixa na Delegacia da Mulher, que fica em frente ao colégio ocupado.

No vídeo abaixo fica claro que Renan e Arthur estão debochando dos estudantes, inclusive com o som ao fundo de uma secundarista que grita “seu machista, você me agrediu”:


A voluntária da ocupação explica como aconteceu o processo: 

 
Já na versão de Renan e Arthur, eles foram agredidos, espancados e chegaram a ficar desacordados, por militantes de extrema esquerda que ocupam o colégio.

Tensão em outra escola do Paraná 

Segundo informações da Folha de S. Paulo, o MBL formou uma milícia nesta quarta-feira (27) para desocupar à força o Colégio Estadual Professor Lysímaco Ferreira da Costa, localizado em Curitiba. Contando com a ajuda do diretor da escola, o grupo arrombou o colégio e então começou a depredar a parte interna das dependências do local. A Polícia Militar chegou e forçou a retirada do bando do local. A ação durou duas horas e não há relatos de feridos. 

Confira o momento em que a milícia ocupa o colégio: 

Neste vídeo, garotos do MBL insuflaram pais e alunos a agredir e arrancar estudantes das escolas ocupadas de Curitiba.

Minas Gerais 

Belo Horizonte 

No Colégio Estadual Central, localizado em Belo Horizonte, um grupo ligado ao MBL, Endireita Minas, tentou invadir o local nesta sexta-feira (28) para desmobilizar a ocupação, mas foram expulsos do local aos gritos de “sai da minha escola”. Confira abaixo: Vídeo: Mariana Viel 


Uma bomba caseira foi produzida para ser lançada na ocupação, que não chegou a ser disparada.

Juiz de Fora

 
Influenciados pela “doutrina” de Bolsonaro e MBL, estudantes em Juiz de Fora já preparam o seu exército para invadir as escolas ocupadas: “Vamos desfazer todas as ocupações”.