Democracia intrapartidária é vital para o PCCh

A democracia intrapartidária é vital para o Partido Comunista da China (PCCh) e fundamental para um ambiente político interno positivo e saudável, de acordo com um comunicado do PCCh emitido na quinta-feira (27).

6ª Plenária do 18º Comitê Central do PC da China - Xinhua/Li Xueren

As diversas responsabilidades do Partido, tais como tomada de decisões, implementação e supervisão, devem ser feitas conforme os princípios e procedimentos democráticos determinados na Constituição e regulamentos do Partido, anunciou o comunicado divulgado depois da 6ª Sessão Plenária do 18º Comitê Central do PCCh.

"Nenhuma organização ou indivíduo do Partido deve suprimir ou minar a democracia intrapartidária", afirmou o comunicado.

As autoridades do Partido de todos os níveis devem realizar investigações e pesquisas profundas e solicitar opiniões de várias partes antes de tomar decisões ou disposições importantes, disse o comunicado.

Os direitos dos membros do Partido de conhecer, participar e supervisionar e seus direitos na eleição devem ser assegurados, disse o comunicado, acrescentando que todos os membros devem usufruir igualmente dos direitos estipulados na Constituição do Partido, bem como executar os seus deveres.

"Nenhuma organização ou indivíduo do Partido pode prejudicar os direitos democráticos dos membros do Partido", apontou o comunicado.

O documento pediu que as autoridades tornem mais convenientes para os membros do Partido expressarem suas opiniões e que criem uma "atmosfera política de discussão democrática dentro do Partido".

Os membros do Partido têm o direito de, de forma responsável, expôr ou denunciar quaisquer organizações ou indivíduos do Partido que violem as leis ou não cumpram com as disciplinas do Partido, acrescentou.

Fonte: Xinhua