Jandira aponta estado de exceção no país com invasão da PF no Senado 

A invasão da Polícia Federal no Senado, na última sexta-feira (21) foi abordada em discurso na Câmara, esta semana, pela líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que alertou o Parlamento sobre o “estado de exceção com capa de legalidade” que vive o Brasil atualmente. E cobrou uma atitude mais contundente da Câmara para deter atitudes como a que ocorreu no Senado.

Jandira Feghali é a nova líder da oposição na Câmara - Agência Câmara

“Os precedentes antidemocráticos vão se configurando, neste momento da conjuntura, sem reação à altura deste Parlamento. Sinceramente, com o que ocorreu no Senado, deveríamos ter feito uma sessão do Congresso Nacional em protesto! Deveria ter tido aqui um grande manifesto deste Parlamento. A Câmara deveria ter se associado de forma contundente e concreta, inclusive na ação que está no Supremo Tribunal Federal (STF)”, disse a parlamentar.

Para Jandira, “é muito deprimente ver que este Parlamento não reage, à altura, às violações à democracia brasileira; que este Parlamento não reage, à altura, à violência contra a Constituição; aliás, é parceiro disso. E é muito deprimente não ver este Parlamento reagir à altura, ao momento dessa depressão econômica, quando o povo mais pobre demanda mais direitos e mais políticas públicas.”

Contra o povo

“Em vez de votar contra o povo, deveríamos ter feito um dia de luta pela democracia no Brasil, um dia de luta em defesa de uma instituição que é eleita, com os seus defeitos e com seus limites, mas é o povo que nos coloca aqui dentro”, discursou a líder oposicionista, em referência a aprovação, na Câmara, esta semana, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que congela os gastos públicos por 20 anos, cortando investimentos nas áreas de saúde, educação, segurança e ciência e tecnologia, entre outros setores essenciais ao desenvolvimento do país.

Na avaliação da parlamentar, “nós não nos fazemos respeitar. Por isso, qualquer poder, qualquer autoridade pública acha que isso aqui deve ser um foco de agressão, de desrespeito e de violação democrática, porque nós estamos desqualificando o Parlamento brasileiro com as atitudes, com os votos e com o ambiente que aqui foi criado.”

Ataques à democracia

A deputada criticou o Poder Judiciário, que permitiu a invasão da Polícia Federal no Senado; o Poder Executivo, que tem um mandatário que não foi eleito pelo povo; mas fez principalmente cobrança ao Parlamento: “Para além de votar contra o povo brasileiro, para além de retirar direitos do povo brasileiro, de tirar o salário mínimo do povo brasileiro, nós ainda temos um comportamento, uma ambiência política que tenta justificar os ataques à democracia como algo salvador da Pátria brasileira.”

“Um parlamento que se faz respeitar, que se qualifica e confronta as atitudes antidemocráticas não sofreria por parte de um Juiz de Primeira Instância ou da Polícia Federal a atitude sofrida pelo Senado e que daqui a pouco poderá ocorrer também na Câmara”, alertou Jandira.

E cobrou do parlamento uma atitude de “valorização do voto e da soberania de uma instituição que deve responder à sociedade brasileira. A democracia tem pilares, tem estruturas de Estado, tem estruturas de poder, e essas estão arrebentadas pelos seus pés e pela sua cabeça”, destacou Jandira.

“Este é o momento de nós levantarmos a centralidade da luta pela democracia! A luta pela democracia hoje é essencial, até porque é dentro dela que se garantem os direitos sociais, é dentro dela que se garante o Estado Brasileiro, é dentro dela que se garante a soberania nacional”, afirmou a líder oposicionista, criticando a aprovação da PEC 241, “afunda ainda mais este País.” 

Assista abaixo o vídeo: