Crise na Venezuela: Foro de SP declara apoio a Nicolás Maduro

Diante da crise política enfrentada pelo presidente Nicolás Maduro na Venezuela, o Foro de São Paulo, por meio de seu Grupo de Trabalho, expressa “contundente e solidário respaldo à democracia da República Bolivariana”.

Nicolás Maduro - Reprodução

Tal como no Brasil durante o último período do governo de Dilma Rousseff, o Congresso na Venezuela é composto em sua maioria por parlamentares que fazem oposição ao governo de Nicolás Maduro. E, desde que assumiram o parlamento, buscam desestabilizar o Executivo.

A mais recente tentativa foi a imposição de um referendo revogatório, cujo objetivo era “rever a legitimidade de Maduro” mesmo depois de o presidente ter sido eleito em urnas por meio de eleições democráticas.

Também como no Brasil, parte da elite Venezuelana se mobiliza nas ruas em defesa de um golpe de Estado e, por outro lado, os movimentos sociais e os partidos de esquerda organizam manifestações em defesa da democracia. As ruas de Caracas estão tomadas por manifestantes “dos dois lados”.

Diante desta crise política que tem recebido respaldo internacional para ser resolvida por meio do diálogo – até o Vaticano já se prontificou a intervir – o Foro de São Paulo declarou nesta, quinta-feira (27), solidariedade a Nicolás Maduro.

“Rechaçamos energicamente todo intento de desestabilização política e social e de ingerência externa, que origine violência e mortes desnecessárias; em tal sentido, apoiamos o Diálogo Nacional na Venezuela promovido pelo Presidente Nicolás Maduro, pela União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e pelo Vaticano, como única forma de dirimir civilizadamente a controvérsia política”, diz o documento.

“Nos declaramos em alerta Político e Social para mobilizar a opinião pública da América Latina e do Caribe frente a qualquer Golpe de Estado na República Bolivariana da Venezuela”, encerra a nota.