Treze filmes latino-americanos para ver na Mostra de Cinema de SP

A 40ª edição da Mostra Internacional de Cinema de SP começou na última quinta-feira (20) e segue até o dia 2 de novembro. O Vermelho selecionou 13 filmes latino-americanos que ainda podem ser vistos nestes dias que restam de festival.

Poesia sem Fim - Divulgação

Ao longo das duas semanas de mostra serão exibidos 322 títulos em 35 lugares diferentes da capital paulista. Neste ano o foco é a Polônia e o cineasta homenageado é polonês Andrzej Wajda.

Selecionamos pelo menos um filme de cada um dos países latino-americanos exibidos na Mostra:
Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Veja a lista completa:

As Ruas – Maria Aparício

Argentina

Em Puerto Pirámides, uma pequena cidade da Patagônia argentina, as ruas não têm nome. Julia, professora da única escola local, desenvolve, então, um projeto com seus alunos com um objetivo: nomear as vias. Luna, Eli, Maxi, Renzo e Juan são algumas das crianças envolvidas no processo de entrevistar os habitantes com a ideia de conhecer suas histórias e sugestões para os nomes. Nessa jornada, eles escutam diferentes relatos em que os antigos moradores, o mar, os pescadores, os trabalhadores rurais e as costas marítimas são alguns dos temas essenciais.

Dia 28/1021:30 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 5
Dia 29/1014:00 – Espaço Itaú de Cinema – Augusta Anexo 4

Futuro perfeito – Nele Whlatz

Argentina

Xiaobin tem 17 anos e não sabia falar uma palavra em espanhol quando chegou à Argentina. No entanto, poucos dias depois, ela já tinha um novo nome, Beatriz, e um emprego em um supermercado chinês. Escondida dos pais, Xiaobin começa a guardar dinheiro e se matricula em uma escola de línguas. Tudo o que aprende nas aulas, a jovem testa nas ruas. Por isso, logo após à lição sobre “marcar um compromisso”, ela consegue um encontro com Vijay, o cliente indiano do mercado. Apesar dos dois mal conseguirem se comunicar, começam um namoro secreto. Depois de praticar o condicional, o tempo verbal do futuro hipotético, Xiaobin começa a pensar sobre o próprio futuro. E quanto melhor seu espanhol fica, mais ela intervém na escrita do filme. O futuro perfeito se torna, então, a sala de ensaio para sua nova vida.

Vencedor do prêmio de Melhor Primeiro Longa-Metragem no Festival de Locarno.

Dia 27/1016:15 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 6
Dia 29/1019:15 – Espaço Itaú de Cinema – Augusta Anexo 4
Dia 01/1120:45 – Mis – Museu da Imagem e do Som

Os decentes – Lukas Valenta Rinner

Argentina, Áustria, Coreia do Sul

Uma empregada, que trabalha em um condomínio fechado na periferia de Buenos Aires, embarca numa jornada de liberação sexual e mental em um clube de swing naturista que fica além dos limites dos muros de segurança.

Dia 28/1014:00 – Reserva Cultural 2
Dia 01/1117:00 – Circuito Spcine Lima Barreto – CCSP

Oscuro Animal – Felipe Guerrero

Colômbia, Argentina, Holanda, Alemanha, Grécia

A história de três mulheres forçadas a abandonar suas casas em uma região da Colômbia devastada pela guerra. A jornada de cada personagem, marcada pelo terror, as leva a uma caminhada a partir das profundezas da selva até os arredores de Bogotá, onde cada uma deve reunir força suficiente para começar uma nova vida.

Dia 27/1014:00 – Espaço Itaú de Cinema – Augusta 1
Dia 29/1013:30 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 1
Dia 31/1021:50 – Reserva Cultural 2

Las plantas – Roberto Doveris

Chile

Durante o verão, Florencia, uma jovem de 17 anos, precisa cuidar de seu irmão, que se encontra em estado vegetativo. Ela dá banho, troca suas fraldas e aninha-se a ele na cama. De tempos em tempos, a menina lê para o irmão uma história em quadrinhos chamada Las Plantas, sobre almas de vegetais que tomam conta dos corpos das pessoas durante a lua cheia. Esse é também o momento em que Florencia começa a explorar sua sexualidade, conhecendo estranhos por meio da internet.

Melhor filme da seção Generation 14plus no Festival de Berlim.

Dia 27/1018:15 – Reserva Cultural 2
Dia 28/1019:15 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 6
Dia 29/1017:30 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 1

Poesia sem fim – Alejandro Jodorowwsky

Chile

Durante os emocionantes anos 1940 e 1950 em Santiago, Alejandrito Jodorowsky, jovem de 20 anos, decide se tornar poeta contra a vontade de sua família. Ele é introduzido ao círculo íntimo dos artistas e intelectuais e conhece Enrique Lihn, Stella Diaz, Nicanor Parra e tantos outros promissores e anônimos escritores que, depois, se tornarão mestres da literatura moderna latino-americana. Totalmente imersos no mundo da experimentação poética, eles vivem juntos de uma maneira que poucos se atreveram: sensualmente, autenticamente, livremente, loucamente.

Dia 02/1116:40 – Espaço Itaú de Cinema – Augusta 1

Mamá – Philippe Van Whissenhoven

Colômbia

Victoria recebe a visita inesperada da filha Sara, com quem não fala há algum tempo. Sara pede que ela cuide de Nicole, sua filha de sete anos, por alguns dias. A menina gosta do campo e da companhia da avó, mas notícias surpreendentes mudam a vida das três.

Dia 01/1116:00 – Espaço Itaú de Cinema – Augusta 1
Dia 02/1119:50 – Cinearte 2

Nascimento – Martín Megia Rugeles

Colômbia

Quando a época de chuvas começa, o bebê de Helena está para nascer. Sua mãe e seu irmão se preparam para as próximas semanas e para a maternidade. Homens e mulheres pescam e colhem em meio à solidão profunda, enquanto a natureza torna-se uma prisão para todos eles. A promessa de uma nova vida deveria mudar as coisas.

Dia 29/1013:30 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 6

Alba – Ana Cristina Barragán

Equador, México, Grécia

Alba tem 11 anos. Uma tarde, sua mãe é internada no hospital e ela, então, passa a viver com Igor, o pai que ela mal conhece. Os esforços de Igor para se aproximar de Alba, as meninas do colégio e o primeiro beijo são estímulos que marcam sua entrada na adolescência e a aceitação de sua família.

Menção Especial no Festival de San Sebastián.

Dia 28/1020:15 – Mis – Museu da Imagem e do Som
Dia 31/1015:00 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 5

Exercícios de Memória – Paz Encina

Paraguai, Argentina, França, Alemanha

Entre 1954 e 1989, o Paraguai sofreu uma das ditaduras mais longas da América Latina. Agustín Goiburú, o maior adversário político do regime de Alfredo Stroessner, desapareceu em 1976, em Paraná, cidade argentina onde foi exilado. Trinta e cinco anos depois, Rogelio, Rolando e Jazmin, seus três filhos, voltam para o lugar do exílio.

Dia 27/1016:50 – Cinesesc

O Sonhador – Andrián Saba

Peru, França

Sebastian é um jovem imerso em uma vida de pequenos crimes em Lima, no Peru. Parte de uma gangue, ele frequentemente entra em prédios industriais para roubar dinheiro, e conta com a própria imaginação para escapar das amarras de uma existência vazia. Certo dia, o rapaz machuca acidentalmente seu amigo Jaen em uma briga e não tem mais para onde voltar. Ele busca a ternura de Emilia, a irmã de Jaen, que o acompanha no hospital. Sebastian sonha e faz planos de fuga com a moça, mas logo não consegue distinguir realidade e ficção, e precisa escolher entre a fantasia ou o destino que foi escrito para ele.

Dia 01/11 17:50 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 1

Mulher do Pai – Cristiane Oliveira

Uruguai, Brasil

Ruben e Nalu moram no campo, perto da fronteira entre Brasil e Uruguai. Quando ele percebe que a filha, aos 16 anos, já é uma mulher, uma perturbadora proximidade surge entre os dois. O estranhamento inicial dá lugar ao ciúme quando Rosario, uma atraente uruguaia, ganha espaço na vida de ambos.

Dia 30/1015:00 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 5

El Amparo – Rober Calzadilla

Venezuela, Colômbia

Em 1988, na cidade de El Amparo, fronteira com a Colômbia. Chumba e Pinilla sobrevivem a um ataque armado nos canais do rio Arauca, no qual 14 de seus companheiros morreram. O Exército venezuelano os acusa de serem guerrilheiros e tenta tirá-los da célula onde estão sob custódia de um policial e de um grupo de moradores locais que impedem que os levem dali. Ambos dizem que são simples pescadores, mas a pressão para eles reproduzirem a versão oficial é grande.

Dia 27/1019:30 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 5
Dia 29/1020:25 – Circuito Spcine Paulo Emilio – CCSP