Lavrov diagnostica a ignorância de Trump e Hillary em assuntos chave

Os candidatos à presidência dos Estados Unidos dedicam tanto tempo a falar sobre a Rússia porque "não têm nada a dizer sobre os assuntos verdadeiramente importantes para o eleitorado", afirmou nesta terça-feira (25) o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov.

Serguei Lavrov

"Inclusive, levando em consideração o quanto é específica a cultura política americana, a atual campanha é única e não é digna de nossos colegas estadunidenses", disse o diplomata, citado pela agência de notícias RIA Novosti.

O chanceler se negou a fazer algum prognóstico do resultado das eleições nos Estados Unidos.

"Não farei isso. Já estão impondo artificialmente aos americanos a impressão de que a Rússia supostamente está interferindo ativamente neste processo", explicou.

Em junho deste ano, foi informado de que os funcionários do Comitê Nacional do Partido Democrata haviam sido alvo de um ataque cibernético, cuja autoria eles atribuíram a "hackers" russos. Em 7 de outubro o Departamento de Segurança Nacional dos EUA culpou as autoridades russas do que descreveram como uma tentativa de "interferir no processo eleitoral do país".

Na semana passada as autoridades dos Estados Unidos advertiram os diplomatas russos de que seu presença nos centros de votação durante a eleição presidencial de 8 de novembro poderá ser considerada como um "ato criminoso", segundo um comunicado publicado na página oficial da embaixada da Rússia em Washington.