Em Contagem-MG, PCdoB enfrenta PSDB no segundo turno

O PCdoB enfrenta o PSDB na disputa eleitoral em Contagem-MG no próximo domingo (30). A cidade mineira – fundada em 1716 – integra a Grande BH. É o município com a terceira maior população do estado, com quase 650 mil habitantes e 460 mil eleitores. Nas eleições municipais deste ano, o atual prefeito, Carlin Moura (PCdoB), disputa o segundo turno com o empresário Alex de Freitas (PSDB).

Carlin Moura - Equipe campanha 65

Dos dez candidatos que disputavam a prefeitura no primeiro turno, em 2 de outubro, Carlin conquistou o primeiro lugar com 27,87% dos votos dos contagenses, enquanto Alex de Freitas recebeu 24,68% dos votos. Uma diferença de quase 10 mil votos.

Acompanhando o cenário nacional, uma grande parcela do eleitorado de Contagem também se absteve das urnas, 18,64% não compareceu, enquanto quase 90 mil eleitores votaram em branco (27.650) ou nulo (59.089) e é este eleitorado que os candidatos tentam convencer nesta disputa no segundo turno.

Apesar do momento de crise política e econômica no país, à frente da prefeitura, o advogado e jornalista nascido em 29 de fevereiro de 1968 como Carlos Magno Soares de Moura, o Carlin conseguiu conduzir o município com avanços significativos, construiu obras fundamentais, como postos de saúde, hospitais, restaurantes populares, vias públicas, deu atenção aos programas sociais e principalmente em políticas públicas voltadas à Saúde e Educação.

Para Carlin, que foi eleito em 2012 como o prefeito mais votado da história de Contagem, com 65,90% dos votos, há ainda questões que podem ser resolvidas e melhoradas na cidade. “Ainda temos problemas, mas as coisas melhoraram sim em nossa gestão. Estamos assumindo o compromisso de continuar trabalhando muito para seguir enfrentando todos os desafios e oferecer a cada dia uma qualidade de vida melhor ao nosso povo”.

A expectativa do candidato comunista para um possível segundo mandato é “a melhor possível”, já que o seu campo político conseguiu eleger uma base significativa de vereadores. “Fizemos uma campanha muito propositiva e vitoriosa. E a prova é que conseguimos eleger 14 vereadores da nossa aliança”, num total de 21 mandatos na Câmara, afirmou o candidato, lembrando que o adversário tucano não elegeu nenhum vereador “e não apresentou nenhuma proposta para a cidade”. Só soube criticar e dividir”, destacou Carlin.

Campanha do PCdoB

Para o vice-presidente do PCdoB, Walter Sorrentino, Carlin “fez uma gestão extremamente bem sucedida, junto às forças que o apoiaram e venceu o primeiro turno, agora o PCdoB está inteiramente comprometido com essa eleição neste segundo turno”.

Walter ressaltou as qualidades de Carlin como administrador de uma cidade com poucos recursos de arrecadação, pois há no município a isenção do IPTU e de taxa de lixo “e mesmo assim fez uma gestão comprometida com o povo”, isso “sem nenhuma denúncia” de corrupção, “com respeito à gestão pública, aos recursos públicos”. Carlin é um nome promissor, ressaltou o dirigente.

Outra atribuição recordada pelo vice-presidente do PCdoB foi a premiação de Carlin como “Prefeito Amigo da Criança”, da Abrinq, que homenageia poucos administradores públicos que conseguem atingir as metas dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes no município. “Há em todos os partidos, gente de grande vocação pública e excelentes gestores, sem dúvida, Carlin, é um desses”.

Para Walter, vencendo no segundo turno, Carlin “vai honrar o PCdoB e seus resultados nacionais, fortalecer as forças progressistas e democráticas em Minas Gerais, que foi um dos estados que o PCdoB recolheu um dos melhores resultados eleitorais em todo o país”, disse, destacando “mais uma vez” os compromissos do Partido em Contagem.