Manifestantes saem às ruas contra a PEC 241 em 4 estados 

Para dizer não à PEC 241, do teto de gastos, que pretende congelar investimentos em saúde e educação nos próximos 20 anos, manifestantes saíram às ruas no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espirito Santo na noite desta segunda-feira (17), denunciando o pacote privatista proposto pelo governo ilegítimo Temer, que irá intensificar a precarização dos serviços essenciais para a população brasileira.

Protesto rj - Mídia Ninja

Em São Paulo, 10 mil manifestantes saíram de forma pacífica às ruas para dizer não a PEC 241.

No inicio da tarde,  15 mil pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) foram ao escritório da Presidência da República, localizado na Avenida Paulista, para denunciar a paralisação do programa Minha Casa Minha, Minha Vida.

No início da noite a manifestação do MTST somou-se ao ato contra a PEC 241. O grupo entoou gritos de ordem e seguiu pela Rua da Consolação, com mais de 10 mil pessoas de diversos movimentos sociais. "A nossa luta é todo dia, nossos direitos não são mercadoria", cantavam os manifestantes, liderado por estudantes.

Um batalhão de policiais para fazer a "segurança" de uma manifestação pacífica 

A passeata seguiu até a Avenida Rebouças. No local, os protestantes reclamaram dos altos juros que privilegiam os bancos em detrimento da população.

Rio de Janeiro 

No Rio de Janeiro, cerca de 7 mil pessoas concentraram-se no Largo da Cinelândia. Com palavras de ordem "A nossa luta é todo o dia, Saúde não é mercadoria.Por essa crise não pago, não. Quero dinheiro para saúde e educação", o protesto seguiu pelas ruas do centro da cidade.

Estudantes do Instituto Federal do Rio de Janeiro, o IFRJ, levaram cartazes com os dizeres, "a grande mídia não vai nos calar", "PEC 241: Brasil, um país de poucos", entre dezenas de outros. Quatro institutos federais do Estado do Rio já estão ocupados.


Fotos: Mídia Ninja

Já perto das 20h, quando a multidão passava pela avenida Chile, na altura do prédio da Petrobrás, os ataques da polícia começaram. Primeiro, em confronto com os grupos anarquistas. No primeiro dia do novo secretário de segurança do Estado do Rio, Roberto Sá, a PM carioca, de salários atrasados, demonstrou que mantém a velha postura. Atacou com bombas de gás, que fizeram estudantes chorarem assustados. 

Em debandada, policiais machucavam mesmo pessoas paradas, como um jovem negro, que levou cacetadas e chutes de um policial gratuitamente. Indignado, ele ainda questionou o policial "você vai bater num negão como você?". Comunicadores populares foram agredidos. Os grandes canais da televisão não foram visto na cobertura do ato. Cinco pessoas foram atendidas com cortes segundo um grupo da Cruz Vermelha revelou. Nenhuma delas em estado grave.

Apesar da violência e da não cobertura da mídia hegemônica, a passeata conseguiu denunciar à população carioca o pacote nocivo da PEC 241.

Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, cerca de 5 mil pessoas reuniram-se na Praça na Praça Afonso Arinos e seguiu em marcha pelas ruas da capital mineira. 

Fotos: Mídia Ninja 

Espirito Santo 

Estudantes da  Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) sairam às ruas nesta segunda-feira (17) em direção ao prédio da Federação das Industrias do ES (FINDES). No local, os manifestantes se sentaram no asfalto e realizaram um ato político.