Terrorismo será tema essencial de cúpula do Brics na Índia

O terrorismo ocupa lugar destacado nas deliberações do documento final da 8ª cúpula do Brics, que acontece este fim de semana no estado indiano de Goa.

Símbolo da 8ª Cúpula do Brics, na Índia

O porta-voz da chancelaria indiana, Vikas Swarup, explicou em coletiva de imprensa que o debate sobre a Declaração de Goa e o Plano de Ação de Goa continua nesta sexta-feira (14), no começo do evento.

Ontem foram abordados vários temas importantes como a reforma da ONU e do Fundo Monetário Internacional, questões relativas ao G-20 e aos avanços nos objetivos do milênio, destacou.

O terrorismo é um desafio comum que todos os países membros do foro enfrentam: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, manifestou o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores.

Nova Delhi tem um interesse especial em analisar o tema do terrorismo depois do aumento dos ataques de terroristas islâmicos nos estados de Jammu e Caxemira, segundo a imprensa nacional.

No dia 18 de setembro, um bando armado assaltou uma base militar nesse território em um incidente que causou a morte de 19 militares.