Mujica defende justiça aos camponeses vítimas do conflito na Colômbia

O ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, usou sua coluna desta quinzena no periódico alemão Deutsche Welle para defender reparação e justiça aos camponeses afetados pelo conflito na Colômbia. O atual senador pela Frente Ampla pede aos meios de comunicação de todo o mundo que não se limitem a noticiar o “hoje” porque a história é fundamental para entender estes mais de 50 anos de conflito.

Mujica - Revista Fórum

Mujica falou sobre os milhares de camponeses pobres que, em meio à guerra, em um país com pouca estrutura e baixo investimentos social, não tiveram outra alternativa para sobreviver a não ser cultivar coca. “Esses 12 milhões de camponeses encontraram como um refúgio à sua pobreza, muitas vezes no cultivo da coca, uma alternativa em um país limitado de infraestrutura onde mais de 60% das propriedades não têm título e a velha oligarquia foi muito dura.

Para Mujica, o presidente Juan Manuel Santos mereceu receber o Prêmio Nobel da Paz devido ao seu esforço para dar fim ao conflito com garantia de justiça, reparação e não repetição dos crimes de guerra. 

O dirigente destaca os custos econômicos e sociais da guerra e encerra a coluna com um pedido à imprensa: “Este espaço modesto aqui do Sul do mundo convida os meios de comunicação a aprofundar o conhecimento da história da terra, da pobreza e das dores profunda das montanhas da Colômbia”.

Assista à videocoluna na íntegra: