Rússia presenteia Venezuela com estátua de Hugo Chávez

Foi inaugurada nesta sexta-feira (7) uma estátua do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez em sua cidade natal, Sabaneta. A obra do artista plástico russo Sergei Kazantsev foi encomendada pela empresa petroleira Rosneft a pedido do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Estátua Hugo Chávez - Presidência da Venezuela

O presente mostra que os dois países vem estreitando laços econômicos e sociais. Na estátua que tem seis metros de altura, o presidente russo imprimiu uma placa em homenagem a Chávez com a seguinte frase: “Ao filho ilustre do povo venezuelano, comandante supremo Hugo Cháve Fríasm no dia de seu aniversário de nascimento 28/07/2016”.

A inauguração da estátua, localizada na Praça Hugo Chávez, contou com a participação de autoridades locais, do irmão do ex-presidente, Adan Chávez, do presidente da petroleira russa, Igor Sechin, além do presidente da república, Nicolás Maduro.

Na ocasião, Maduro anunciou a criação do Prêmio Hugo Chávez da Paz e da Soberania dos Povos e disse que a primeira personalidade a recebe-lo será o presidente russo, Putin.

"Acho que este prêmio deve ser entregue para ele, para o líder que, penso, é um dos mais destacados no mundo de hoje. Lutador pela paz, pelo equilíbrio no mundo, construtor de um mundo multipolar, policêntrico, o presidente Putin, acho, merece este prêmio…", afrimou.

Segundo Maduro, sua intenção seria premiar Putin com uma réplica reduzida da escultura oferecida de Hugo Chávez.

Hugo Chávez morreu em março de 2013, aos 58 anos, no hospital militar de Caracas. Os restos mortais do ex-líder venezuelano se encontram em um sarcófago de mármore no edifício do Museu da Revolução.