Debate em SP analisa o efeito da PEC 241 nas políticas sociais

Movimentos sociais e acadêmicos reuniram-se neste sábado (8), em São Paulo, para avaliar o efeito nocivo da PEC 241 nas políticas de inclusão social. Caso aprovada nesta segunda-feira (10), a proposta idealizada pelo governo Temer tem como objetivo congelar, durante os próximos 20 anos, os gastos mínimos em saúde e educação.

Debate em SP analisa o efeito da PEC 241 nas políticas sociais

Para o líder nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que começa a ser votada hoje (10) no Congresso Nacional e congela os gastos do governo por 20 anos, joga a responsabilidade nas costas da classe trabalhadora. “Significa retirar direitos, diminuir salários, aumentar o desemprego. É uma forma de descarregar a crise na classe trabalhadora”, considera.

“Impacto é abissal”

Segundo afirma a professora de Ciências Sociais da Universidade Federal do ABC (UFABC) Maria Carlotto, a PEC do congelamento deve aprofundar os problemas em áreas como saúde, infraestrutura e educação. “O impacto é abissal. O país vai ser absolutamente distinto do que nós conhecemos hoje se a PEC 241 for aprovada.”