Greve dos bancários pode terminar hoje em todo o país

A paralisação dos bancários, que nesta quinta-feira (06) completa um mês, poderá ser encerrada. A orientação do Comando Nacional dos Bancários é pela aprovação da nova proposta, apresentada na última quarta-feira (05), pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Em Fortaleza, a assembleia que irá deliberar sobre o andamento da greve no Ceará será a partir das 18h30, na sede do sindicato da categoria.

greve bancários 29 dias - Elza Fiuza / Agencia Brasil

Com 31 dias de greve histórica, considerada a maior da categoria, e grande mobilização nacional, a Fenaban apresentou a proposta de 8% de reajuste, mais abono R$3,5 mil neste ano. Para 2017, reposição da inflação e 1% de aumento real. No vale-alimentação o reajuste proposto é maior, de 15% e no vale-refeição e no auxílio creche/babá é de 10%. Sobre os dias parados durante a greve, o Comando Nacional garantiu o abono total. Durante a décima rodada de negociação, os bancos também concordam em implantar a licença-paternidade de 20 dias, conforme lei sancionada neste ano, durante o governo Dilma Rousseff. A Fenaban disse, porém, que proposta só vale até as assembleias realizadas nesta quinta-feira (06), com retorno imediato ao trabalho, já na sexta-feira (07).

Mais

Na quarta-feira (05), a greve se manteve forte, com 13.123 agências e 43 centros administrativos de atividades paralisadas, o que representa 55% dos locais de trabalho em todo o país.

No Ceará , 432 das 562 agências permaneceram fechadas, representando uma adesão de 76,8% em todo o Estado.

Serviço

Assembleia de deliberação sobre rumos da greve no Ceará

Data: quinta-feira (06)
Hora: Primeira convocação às 18h30
Local: Sindicato dos Bancários do Ceará (Rua 24 de Maio, 1289 – Centro de Fortaleza)