Ceará terá programação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Este ano a SNCT abordará o tema “Ciência alimentando o Brasil”. No Ceará, concentração das atividades será em Fortaleza, com a realização de cinco eventos paralelos no Centro de Eventos.

Ceará terá programação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A popularização da ciência tem sido apontada como um dos principais caminhos para a democratização do conhecimento. Neste sentido, uma das principais iniciativas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre desde 2004 com o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população.

A ideia é simples. Qualquer instituição do País que promova atividades de divulgação científica pode cadastrar sua atividade no site www.semanact.mcti.gov.br e participar. Somente em 2015, foram 146.945 atividades cadastradas por 2609 instituições, com atividades em 1078 cidades brasileiras. E o número real deve ser ainda bem maior, já que nem todos fazem o cadastro.

O único pré-requisito é que as iniciativas tenham uma linguagem acessível à população e promovam projetos inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

No Ceará, a SNCT vem sendo realizada desde 2007 e é coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que além de apoiar e estimular a realização de atividades em todo o Estado promove eventos macros em pontos de fácil acesso à população, como shoppings, praças ou prédios públicos.

Alimentação e Ciência

A 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontecerá de 17 a 23 de outubro 2016 com o tema “Ciência alimentando o Brasil” e será oportunidade para discutir o papel da ciência para a melhoria da qualidade da alimentação.

Em praticamente todas as edições da SNCT, o Ceará obtém destaque, com milhares de pessoas participando de suas atividades. Este ano, diversas atividades já estão programadas para o evento. A concentração das ações se dará em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, dias 18 e 19/10, das 9h às 18h.

A programação gratuita inclui exposição dos principais projetos desenvolvidos pela Secitece, como Ciência Itinerante, Corredores Digitais, Intercaju, Tecnova e a Universidade do Trabalho Digital; e por suas instituições vinculadas: Uece, UVA, Urca, Funcap, Nutec e Instituto Centec. A mostra contará ainda com a participação da Embrapa e do ITIC.

Além da exposição, que permanece aberta a visitação das 9h às 18h, a programação contará com a realização do I Seminário de Integração dos Polos UAB do Ceará; Bootcamp Corredores Digitais; Café Ciência; Seminário 25 anos da Lei da Informática; e de mais uma edição do Ceará Faz Ciência.

Ceará Faz Ciência

Dentro das atividades agendadas para a SNCT, merece destaque o projeto Ceará Faz Ciência, que vai premiar os melhores trabalhos relacionados, prioritariamente, ao tema “Ciência alimentando o Brasil”.

Em 2016, serão quatro feiras em todo o Estado. O concurso premiará três categorias: estudante do Ensino Médio/Técnico, universitário e inventor popular. Os vencedores receberão mentorias para desenvolver seu projeto e entrar no mercado de trabalho.

A comissão julgadora levará em consideração critérios como criatividade, praticidade e aplicabilidade no cotidiano, conhecimento científico e relevância social.

Além de Fortaleza, os trabalhos selecionados serão expostos em edições no Sertão de Crateús (Crateús); na Serra de Ibiapaba (São Benedito); no Litoral Leste (Beberibe); no Maciço de Baturité (Mulungu); no Cariri (Barbalha) e no Sertão de Sobral (Massapê).

Saiba mais em: www.sct.ce.gov.br/cfc

Programação

FORTALEZA E REGIÃO METROPOLITANA
18 e 19/10/16 – Fortaleza
Centro de Eventos do Ceará, das 14h às 17h

SERRA DA IBIAPABA
11/11/2016 – São Benedito, das 16h às 20h

LITORAL LESTE
16/11/2016 – Beberibe, das 16h às 20h

MACIÇO DE BATURITÉ
18/11/2016 – Mulungu, das 16h às 20h

Mais informações: Secitece (85) 3101-6449