Réu no STF por falsidade ideológica, Max Beltrão é nomeado ministro

O que há alguns meses seria um escândalo, mas hoje é apenas mais uma notícia que não afeta os paladinos do combate à corrupção. Nomeado por Michel Temer (PMDB), o deputado federal Marx Beltrão (PMDB-AL) toma posse nesta quarta-feira (5) no cargo de ministro de Estado do Turismo. O decreto presidencial com sua nomeação foi publicado no Diário Oficial da União.

Max Beltrão - Agência Câmara

Desde julho o nome de Beltrão era cogitado para o cargo. Como o deputado é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de falsidade ideológica, o governo decidou adiar a nomeação, já que outros investigados já estavam ocupando a equipe ministerial.

Seu antecessor, Henrique Eduardo Alves, pediu demissão após ser citado em delação premiada da Operação Lava Jato. O ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado disse, em delação, que Alves recebeu R$ 1,55 milhão em doações eleitorais de recursos ilícitos.

De acordo com a Ação Penal 931 que corre no STF, Beltrão teria cometido irregularidades no Fundo de Previdência de Coruripe, durante o período que foi prefeito da cidade alagoana, entre 2009 e 2012. Beltrão e Márcio Roberto Barreto da Rocha, então presidente da PreviCoruripe, teriam assinado e repassado ao Ministério da Previdência Social seis comprovantes contendo informações falsas.