Nota da Fetrace condena agressão a Inácio Arruda e militantes do PCdoB

Em nota, a Federação dos Trabalhadores Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará condena a ação policial violenta contra os militantes do PCdoB, o secretário Inácio Arruda e sua família. “policiais despreparados estão atuando fora da lei, sujando a corporação, afastando-a da comunidade, oprimindo cidadãos de bem e atuando contra o exercício da democracia”. Leia a íntegra da nota:

Fetrace lança nota contra agressão a Inácio Arruda e militantes do PCdoB
“A força não constroi, não une, não pacifica.
Os grandes exércitos e os armamentos são o infortúnio e o desassossego
dos países militarizados”

Rui Barbosa

A Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (Fetrace) vem a público repudiar a violenta agressão do qual foram vitimas, nesse domingo (2/10) o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Inácio Arruda, e os militantes do PCdoB Terezinha, Nara, Clara, Andrea, Germana e Vitor.

Alegando que estariam investigando uma denúncia de boca de urna, policiais militares, coagiram e agrediram física e psicologicamente o grupo, formado majoritariamente por jovens e mulheres, ultrapassando todos os limites da lei e da função policial.

Vídeos amplamente divulgados e o relato das vítimas mostram que foram agredidas com chutes, socos e até mesmo coagidas a confessar um crime que não cometeram. Ainda, segundo uma das militantes, provas chegaram a ser plantadas em sua bolsa para justificar a ação. Com um detalhe, provas ligadas a um candidato de partido completamente oposto ao da militante.

Não é de hoje, que a sociedade denuncia abusos cometidos por policiais militares em nossa cidade. Quase todos, contra jovens e de periferia. A chacina do Curió, a repressão a manifestação contra o golpe no dia 7 de setembro e a repressão a encontros de jovens para o lazer em praças públicas da cidade são alguns dos episódios que demonstram que policiais despreparados estão atuando fora da lei, sujando a corporação, afastando-a da comunidade, oprimindo cidadãos de bem e atuando contra o exercício da democracia.

Em tempos sombrios de golpe, o fascismo tem ecoado em nossa sociedade a ideia de que é possível flexibilizar as leis e as liberdades. Esquecem os defensores desta tese que as regras estabelecidas em nossa Constituição, servem para TODOS OS CIDADÃOS e seu cumprimento permite que não sejam cometidos abusos e injustiças.

Para a Fetrace, a ação ocorrida é um verdadeiro ataque aos partidos de esquerda e às organizações do movimento sindical e social. Dessa forma, cobramos do Governador Camilo Santana a mais rigorosa apuração do ocorrido e a punição dos culpados, antes que toda nossa sociedade esteja submetida ao desmando dos que abusam do poder, sejam esses abusos motivados por arrogância ou por interesses políticos.

Desde já, afirmamos que cada uma das agressões sofridas pelos militantes no último domingo de eleição é também uma agressão a cada um dos dirigentes da Fetrace. E que não estamos apenas solidários, mas feridos e em completo sentimento de irmandade para caminhar na luta contra mais essa tentativa de destruição do Estado Democrático de Direito.

Diretoria da Fetrace