Probabilidades apontam vitória de Hillary, mas Trump pode surpreender

A democrata Hillary Clinton tem alta probabilidade de converter-se na primeira mulher presidente dos Estados Unidos, embora seu rival republicano Donald Trump pode surpreender, de acordo com o resultado de várias pesquisas divulgadas nesta terça-feira (4).

Barack Obama vai entrar na campanha de Hillary Clinton pela presidência dos EUA

Segundo o portal Huffington Post, no próximo dia 8 de novembro a ex-secretária de Estado superará os 300 votos eleitorais nas eleições presidenciais, com cerca de 83,6% de probabilidades de derrotar a Trump.

De acordo com tal modelo, Hillary possui atualmente 323 votos, incluídos todos os que outorgam os estados de tradicional voto democrata, mais Wisconsin, Michigan, Flórida, Carolina do Norte e Nevada.

A ex-primeira dama poderia perder na Flórida, Carolina do Norte e Nevada, onde se impôs por uma mínima margem, e mesmo assim conseguiria os 273 votos eleitorais que lhe abririam as portas da Casa Branca e o Gabinete Oval.

Donald Trump teria que somar 55 votos eleitorais mais para conseguir os 270 que lhe dariam a presidência, dentro dos 16,3% de probabilidades que ainda dão como vitorioso o "Grand Old Party".

A diferença de outros modelos de prognóstico, o HuffPost Pollster calcula a probabilidade sem incluir dados econômicos ou históricos dos estados, embora outros modelos, como Upshot, Daily Kos, Princeton Election Consortium e FiveThirtyEight também considerem Hillary Clinton como vencedora.