PCdoB se consolida na região norte da Bahia e conquista 5 prefeituras

Em 2008, o PCdoB venceu as eleições em Juazeiro, um dos mais importantes municípios da Bahia, na região norte, elegendo Isaac Caravalho prefeito. Em 2012, o partido consegue um feito histórico: pela primeira vez um prefeito é reeleito no município. Iniciava, ali, um período de bons resultados eleitorais não só em Juazeiro, mas em toda a região norte.

Nas eleições seguintes, em 2014, o PCdoB surpreendeu ao eleger dois deputados estaduais ligados à região para ocupar duas das três cadeiras que tradicionalmente os comunistas têm na Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA). Foram eleitos Zó, com maior inserção em Juazeiro, e Bobô, mais ligado a Senhor do Bonfim.

O fenômeno comunista na região interferiu, como era de se esperar, nas eleições municipais deste ano. O prefeito reeleito em Juazeiro, Isaac Carvalho, conseguiu fazer um sucessor do partido, seu ex-secretário Paulo Bomfim. Além de Juazeiro, outros quatro municípios do norte escolheram o 65 nas eleições do último domingo (05/10).

A lista dos municípios que serão administrados pelo PCdoB a partir de 2017 ainda tem Campo Alegre de Lourdes (Dr. Enilson), Itiúba (Cecília Petrina), Rodelas (Geraldinho de Livino), Uauá (Lindomar Dantas). O partido também elegeu um vice-prefeito em Chorrochó (Dilan).

“A presença do partido em Juazeiro projetou muito a nossa legenda e a própria experiência liderada lá pelo Isaac”, avaliou o presidente estadual do PCdoB, o deputado federal Daniel Almeida. A gestão de Isaac se tornou referência, principalmente em áreas como geração de emprego e renda, educação e habitação, transformando Juazeiro em um dos municípios mais importantes do Brasil.

Na contramão da crise econômica, Juazeiro figura entre os municípios brasileiros com maior número de geração de empregos formais. No mês de abril, chegou a ocupar o primeiro lugar, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho.

Nos dois mandatos, a gestão comunista também construiu 19 novas creches, ampliando as vagas da educação infantil em cerca de 7 mil, aumentou o salário dos professores municipais em cerca de 153%, além de ter reformado e climatizado 100 escolas, e de ter construído 22 quadras poliesportivas. Em relação à habitação, foi alcançado um número recorde de 11 mil moradias populares, em parceria com o Governo Federal.

“A nossa vitória, a vitória do Partido Comunista do Brasil, reafirma que estamos sim, no caminho certo e que o projeto do PCdoB é o melhor para a população”, avaliou o deputado Zó.

Em Juazeiro, foram eleitos também quatro vereadores comunistas entre os 21 que vão compor a nova legislatura da Câmara municipal – Helio, Agnaldo Meira, Reinaldo Sabino e Anastácio. Entre os eleitos, Helio foi o segundo candidatado a vereador mais bem votado no município, com 2331 votos.