Assembleia: Bancários cearenses decidem fortalecer greve

Reunidos em assembleia na noite da última segunda-feira (03), os bancários cearenses reafirmaram a disposição de luta durante a greve da categoria que chega hoje ao seu 29º dia. A categoria debateu novas estratégias para fortalecer o movimento e aprovou um calendário de luta a ser realizado durante esta semana, com atividades no Centro de Fortaleza e na sede administrativa do BNB, no Passaré.

Assembleia: Bancários cearenses decidem fortalecer greve

O presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra, abriu a reunião fazendo um resumo sobre as negociações realizadas entre o Comando Nacional e a Fenaban. “Nós destacamos que a proposta que os banqueiros insistem em fazer, de apenas 7% mais abono, foi rejeitada em mesa e que esta assembleia foi orientada pelo Comando para debatermos e traçarmos novos rumos para a nossa greve”, explicou.

“Os bancos tentam nos jogar contra a sociedade para parecer que nós somos os vilões dessa greve, quando eles querem nos obrigar a aceitar uma proposta sem a reposição sequer da inflação. Nós precisamos resistir! Quanto maior a adesão, mais incômodo para os patrões. Vamos garantir a nossa unidade, sem aceitar retrocessos”, destacou o diretor do Sindicato e funcionário do Bradesco, Gabriel Rochinha.

Já o diretor do Sindicato e funcionário do BNB, Tomaz de Aquino, lembrou os anos 90 quando os trabalhadores enfrentaram o ápice do neoliberalismo e também convocou a categoria à resistência. “Não podemos nos render a esse governo golpista. A categoria bancária é a primeira a sair no enfrentamento contra esse governo e nós não podemos desistir. Banqueiros não têm crise e essa postura intransigente não passa de um jogo político para enfraquecer os trabalhadores por trás da máscara do ajuste fiscal. Temos de continuar firmes e fortes na luta”, finalizou.

Calendário de luta

Na segunda-feira, 28º dia de greve, 432 das 562 agências do Ceará permaneceram fechadas, representando uma adesão de 76,8% em todo o Estado, a maior registrada desde o início da greve. Como forma de intensificar a paralisação e dar maior visibilidade ao movimento paredista, os bancários cearenses realizam nesta terça-feira, 4/10, a partir das 10h, na Praça do Ferreira, uma grande mobilização para denunciar à sociedade os abusos dos banqueiros.

Na quarta-feira (05), a mobilização acontece no centro administrativo do BNB, no Passaré, a partir das 9h, enquanto que na quinta (06), quando a categoria completará 30 dias de greve, a mobilização será no Praça do Carmo, às 10h.

Na sexta-feira (07), será realizada ainda uma plenária jurídica para debater os impactos da greve, a partir das 16h, na sede do Sindicato.

Nova assembleia de organização ficou agendada para a próxima segunda-feira, dia 10, no Sindicato.