Furacão passou pela Colômbia e impediu 4 milhões de pessoas de votar

A baixa participação popular no Plebiscito pela Paz, realizado neste domingo (2) na Colômbia chamou a atenção. Apenas 37% da população se dirigiu aos postos de votação para decidir pelo fim da guerra. Segundo a Missão de Observação Eleitoral do país (MOE), as chuvas fortes provocadas pela passagem do furacão Matthew justamente neste dia impediram que 4 milhões comparecessem às urnas.

Furacão Matthew no Haiti - AFP

O plebiscito para referendar o acordo de paz entre o governo e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), assinado na última segunda-feira (26), teve resultado apertado: 50,23% das pessoas votaram pelo “não”, que significa a continuidade da guerra e 49,76% decidiram pelo “sim”.

De acordo com a MOE, o fenômeno meteorológico impediu que a maioria das pessoas dos estados da costa caribenha colombiana votassem. Agora o furacão Matthew ameaça o Caribe com ventos e chuvas fortes que podem provocar avalanches e inundações. Os especialistas afirmam que é o mais forte dos últimos 9 anos. No Haiti já foi registrada uma morte.

Em pelo menos seis cidades colombianas foi decretado estado de calamidade pública e quase 80 mil pessoas esperam ajuda.