Crianças votaram pela paz no plebiscito infantil na Colômbia

No mesmo dia que os colombianos foram às urnas votar se concordam ou não com o Acordo de Paz entre o governo e as Farc, as crianças puderam participar de um plebiscito infantil, chamado “As crianças têm a paz”. Enquanto os adultos defenderam a continuidade da guerra, a maioria dos pequenos escolheu acabar com o conflito.

Crianças votam sim na Colômbia - El Espectador

Diferente do plebiscito “de verdade”, onde o “não” contabilizou 50,23% dos votos e o “sim” 49,76%; no plebiscito infantil o “sim” obteve 67,46% dos votos contra 30,87% pelo “não”.

As gerações que já nasceram num país em guerra e não aprenderam de que forma estes mais de 52 anos de conflito podem ser benéficos a alguém escolheram dar uma chance à paz. Mas não é a opinião das crianças que será levada em conta.

A organização Unidade das Vítimas revela que aproximadamente 1,5 milhão de crianças são vítimas do conflito armado na Colômbia. Milhares delas são órfãs porque os pais foram assassinados nesta guerra.

A coordenadora da Fundação Santa Rita para a Educação e Promoção da Infância, Candelaria Sepúlveda, disse que a opinião das crianças deve ser considerada porque eles são os mais atingidos pelo conflito. “São eles que ficam órfãos, devemos escutá-los neste momento”.

Só em Bogotá, capital do país, 118 crianças vítimas do conflito decidiram votar no plebiscito fictício, mesmo sabendo que correriam riscos.