Congresso abre campanha Outubro Rosa 2016 contra o câncer de mama 

Oficinas, audiências públicas, lançamento de livro e exposições de fotografia e pintura marcarão a mobilização do Congresso durante a Campanha Outubro Rosa. A campanha tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção de uma doença que consta entre as principais causas de óbitos de mulheres, na faixa etária de 30 a 69 anos de idade.  

Congresso abre campanha Outubro Rosa 2016 contra o câncer de mama - Agência Câmara

Em Brasília as atividades, promovidas pela Procuradoria da Mulher do Senado, em parceria com a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e um grupo de trabalho (GT) composto por diversas entidades, serão abertas nesta terça-feira (4), na Rampa do Congresso Nacional, com o acendimento da iluminação rosa do Congresso e de edifícios públicos de Brasília, ação que marca o início da Campanha Outubro Rosa contra o Câncer de Mama.

Em geral realizada no primeiro dia do mês, a cerimônia de lançamento foi adiada para não coincidir com o primeiro turno das eleições municipais, que não acontecem em Brasília, mas mobilizam os deputados e senadores.

Na prática, as atividades do Outubro Rosa de 2016 começaram antes do início do mês. Desde a última segunda-feira (26/9), uma exposição fotográfica com depoimentos de mulheres que tiveram câncer de mama já está aberta no Espaço Galeria do Senado. Intitulada “Viva Vida”, e produzida pela organização não-governamental Recomeçar, a exposição será oficialmente inaugurada também nesta terça-feira e ficará aberta ao público até o dia 14/10.

Na abertura do Outubro Rosa também haverá uma homenagem póstuma ao médico Gibran Daher, autor de livro sobre o médico George Nicholas Papanicolau, responsável pelo desenvolvimento do exame de mesmo nome, que propiciou o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero.

Audiências

Três importantes sessões de debate ocorrerão no Congresso, motivadas pela pauta do Outubro Rosa. A Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal faz audiência pública, na quarta-feira (19), para abordar a Lei dos 60 dias e a Lei da Reconstrução Mamária.

No dia seguinte, quinta-feira (20), o programa Pauta Feminina, da Procuradoria Especial da Mulher no Senado, debate as dificuldades que as mulheres com deficiência física enfrentam para realizar exames de detecção precoce do câncer de mama.

E na terça-feira (25), a Câmara dos Deputados realiza audiência pública com o tema "Principais tipos de câncer incidentes nas mulheres.”

Durante o mês, a Procuradoria Especial da Mulher realiza também duas oficinas sobre Saúde da Mulher, para funcionários do Senado.