Centrais sindicais repudiam ação da Polícia contra militantes do PCdoB

Em nota, CTB-CE e CUT-CE condendam ação policial que prendeu militantes comunistas, dentre eles toda a família do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovaçào do Estado, Inácio Arruda. "Sabemos que esta ação é orquestrada e depõe contra os partidos políticos – principalmente os de esquerda –, contra os movimentos sociais e todos aqueles que defendem a democracia". Leia a seguir a íntegra do documento: 

Manifestações Ceará

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) no Ceará, a Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE) e demais centrais que reúnem sindicatos, trabalhadores de diversas categorias e o povo repudiam a forma truculenta com que a Polícia Militar em nosso estado tratou a família do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Inácio Arruda, e outros militantes do PCdoB, na maioria jovens, no último domingo (2/10), dia da eleição municipal.

Sob a alegação de que exerciam sua tarefa de investigar uma denúncia de boca de urna, policiais que deveriam proteger coagiram, violentaram e ultrapassaram os limites de suas atribuições. As vítimas denunciam – e diversos vídeos compartilhados nas redes sociais comprovam – que foram duramente agredidas por meio de chutes, socos e agressões verbais. Conduzida à sede da Polícia Federal, toda a família de Inácio Arruda e as militantes Andrea Oliveira e Germana Amaral acrescentam ainda que provas foram plantadas para justificar, se é que há como fazê-lo, a ação desmedida.

Sabemos que esta ação é orquestrada e depõe contra os partidos políticos – principalmente os de esquerda –, contra os movimentos sociais e todos aqueles que defendem a democracia. A violência sofrida pelos comunistas no último domingo é uma agressão a todos nós, trabalhadores, sindicalistas, operários, homens, mulheres e jovens que lutam e acreditam na justiça do País. Não aceitamos nem aceitaremos que o estado democrático de direito, conquista maior do povo brasileiro, seja violado. Estamos e permaneceremos sempre juntos, intransigentemente, na defesa da igualdade, dos direitos sociais e, acima de tudo, da democracia. E exigimos a rigorosa apuração dos fatos pelos órgãos competentes.

Fortaleza, 3 de outubro de 2016

– Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) no Ceará
– Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE)