Bancários cearenses iniciam 5ª semana de greve e reforçam mobilização

Na última sexta-feira (30), 25º dia de greve, o Sindicato dos Bancários do Ceará encerrou a semana de paralisações com agências fechadas nos principais corredores bancários de Fortaleza. Os bancários reforçam a mobilização para quebrar a intransigência dos banqueiros, que nas últimas rodadas de negociação tem apresentado proposta insuficiente diante dos seus altos lucros.

Greve dos bancários - Ceará

Em todo Ceará, estiveram fechadas 431 agências, do total de 562, sendo 259 na Capital e 303 no Interior. A adesão é forte chegando a 77%. Este ano, a greve está sendo considerada a mais forte dos últimos 25 anos em adesões, para forçar o patronato a voltar à mesa de negociação, com avanços na proposta.

“A nossa expectativa era de que a proposta da Fenaban, na última mesa de negociação, atendesse aos nossos anseios. Mas, como sempre, infelizmente, os banqueiros apostam no confronto e a categoria só arranca conquistas com a paralisação. São os banqueiros que nos empurram para a greve”, disse Alex Citó, diretor do Sindicato e funcionário do Itaú.

Para o empregado da Caixa e diretor do Sindicato, Rochael Almeida “nossa campanha não visa somente melhores salários, mas também condições dignas de trabalho para o bancário e a prestação de um melhor serviço à sociedade. A greve é a última ferramenta que nos resta, pois ao que parece, essa é a única linguagem que o banqueiro entende”.

OAB

O Sindicato dos Bancários do Ceará foi notificado no último dia 27/9, sobre decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT 7) para restabelecer o funcionamento por duas horas de postos de atendimento e agências que funcionam em órgãos do poder judiciário estadual e federal. A entidade lamenta essa posição oriunda de ação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em querer defender exclusivamente o segmento de advogados, mas informa que irá cumprir todas as determinações da decisão judicial. Entretanto, o Sindicato irá recorrer dessa decisão por entender que a categoria está no seu legítimo direito de greve.

Comando orienta reforçar a greve

Após rejeitar a proposta dos bancos na própria mesa de negociação, feita no dia 28, o Comando Nacional dos Bancários, por considerar insuficiente a proposta, com perdas para os trabalhadores, orienta os Sindicatos que realizem assembleias em suas bases, nesta segunda-feira (03), para debater e organizar os rumos do movimento. Em Fortaleza, a assembleia dos bancários será às 16h30 em primeira convocação e às 17 horas em segunda convocação, na sede do Sindicato (Rua 24 de Maio, 1289, Centro).

O Comando Nacional dos Bancários reiterou que continua à disposição da Fenaban para ter uma proposta que permita resolver a Campanha Nacional sem perdas para os bancários e bancárias. A proposta feita pelos bancos e rejeitada na mesa, previa acordo de dois anos, 7% de reajuste nos salários e abono de R$ 3,5 mil, agora em 2016, e reposição da inflação, mais 0,5% de aumento real, em 2017

Edital de Assembleia