Macri ataca Venezuela e diz que Mercosul estaria melhor sem Caracas

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, não perde uma oportunidade de atacar o país de Nicolás Maduro e afirmou nesta quinta-feira (29) que o Mercosul estaria “melhor” sem a Venezuela, cuja presença no bloco, de acordo com ele, “não acrescentou” à organização.

Maurício Macri - Efe

Em entrevista concedida a meios de comunicação brasileiros em sua residência oficial em Buenos Aires, Macri se disse preocupado com a situação da Venezuela. O mandatário argentino vem fazendo críticas ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro, desde a campanha que o levou à presidência argentina no ano passado.

Questionado sobre a possibilidade de Caracas se adequar às normas do Mercosul até o prazo de 1º de dezembro ou de uma eventual saída da organização, Macri afirmou que “o ingresso da Venezuela não acrescentou nada positivo” ao bloco comunitário. “O Mercosul seguiria adiante de uma forma mais fácil sem a Venezuela”, acrescentou. Segundo o mandatário argentino, se a Venezuela não se adequar às normas até 1º de dezembro, “deverá deixar de fazer parte” do bloco regional.

Macri criticou também o que chamou de “colapso econômico” da Venezuela e disse que o país não “respeita as normas democráticas”.

Enquanto isso, na Argentina, os trabalhadores já perderam 30% do poder de compra devido aos aumentos abusivas das taxas de serviços básicos promovidos desde que Macri assumiu a presidência, em dezembro passado.

Além disso, os índices de desemprego crescem a passos largos. Para quem se elegeu com o slogam “Argentina para todos”, a administração de Macri tem se mostrado desastrosa, com cerca de mil desempregados por dia.