Contra MP do Ensino Médio, secundaristas ocupam Institutos Federais

Após anunciar, na última quinta-feira (22), Medida Provisória sobre mudanças no Ensino Médio sem realizar audiência pública, Governo Temer provoca fúria dos estudantes que em resposta iniciam nova onda de ocupações dando continuidade à Primavera Secundarista.

Contra MP do Ensino Médio, secundaristas ocupam Institutos Federais - UBES

Desde a madrugada desta quarta-feira (28) até a tarde desta quinta-feira (29), três Institutos Federais do Rio Grande do Norte (IFRN) foram ocupados: campus Natal Central, Mossoró e Ipanguaçu. Além disso, em outras 11 instituições ocorrem paralisações parciais.

Em nota divulgada no Facebook do Grêmio Estudantil, os estudantes informam que as principais pautas que culminaram nas ocupações são contra o projeto Escola Sem Partido, à MP do Ensino Médio e o congelamento dos gastos públicos que afetará a educação pública.

“As propostas citadas são apenas uma amostra grátis do que Temer e seu ministro da educação, Mendonça Filho, propõem para a educação brasileira. É fácil notar que projetos desse tipo não vêm para agregar nossa luta por uma educação de qualidade […], afirmam em nota.

O início das ocupações do campus Natal e Mossoró ocorreram paralelamente durante a madrugada desta quarta-feira (28), já o campus Ipanguaçu foi ocupado nesta manhã (29) e os secundaristas já organizam atividades que envolvem rodas de conversa, debates e aulas públicas sobre os temas relativos à educação.

De acordo com a diretora de mulheres da UBES, Brisa Bracchi, após a entrada do Governo Temer uma série de retrocessos tomou conta do país. “O golpe trouxe consigo uma onda de retrocessos que agora se materializaram em projetos como o congelamento no investimento em educação durante os próximos 20 anos, a Medida Provisória da reformulação do ensino médio aprovada sem nenhum diálogo com os setores da educação, além da Lei da Mordaça que criminaliza o debate político nas escolas”, conta.

Os estudantes darão continuidade à Primavera Secundarista mobilizando e ocupando espaços públicos até que o Governo Temer recue em suas propostas.

“Os estudantes deram uma aula de luta com as centenas de ocupações da Primavera Secundarista que mobilizou estudantes de todo o Brasil, em reivindicações por melhores estruturas em suas escolas e por uma merenda de qualidade. Essa primavera volta a florescer, agora por outras pautas ainda mais abrangentes e urgentes. Da luta não sairemos!”, exclama.

Abaixo acompanhe programação da ocupação do IFRN, campus Central:

29 de setembro de 2016 (Quarta-feira)

14h – Atividade da REGIF – 14h

18h – Anúncio da ocupação – 18h

19h – Plenária da ocupação – 19h

20h30 – Jantar – 20h30

21h às 00h – Cultural

30 de setembro de 2016 (Quinta-feira)

06h – Alvorada

07h – Convite aos alunos do CNAT

08h30 – Roda de conversa sobre a atual conjuntura

10h – Mesa sobre a PEC 241

12h – Almoço

14h – Roda de conversa sobre a Lei da Mordaça

16h – Lanche

16h30 – Mesa sobre a reformulação do ensino médio

19h – Jantar, banho e descanso

20h30 – Roda de conversa: “Mulheres, LGBT’s, negros e negras, o que temos a temer?”

22h às 00h30 – Cultural

1 de outubro de 2016 (Sexta-feira)

06h – Alvorada

07h – Convite aos alunos do CNAT

08h30 – Plenária

10h – Lanche

10h30 – Confecção de cartazes para a realização do Ato

Para saber mais sobre o cotidiano das ocupações, acesse aqui.