Para o PCdoB, cenário eleitoral na Bahia é melhor em 2016

A poucos dias do primeiro turno das eleições municipais deste ano, que acontece no próximo domingo (02/10), o PCdoB na Bahia registra um aumento no número de candidaturas majoritárias, em relação ao último pleito. Em uma tática de ampliar a presença na disputa pelas prefeituras baianas, o partido elevou em cerca de 20% o número de candidatos e candidatas a chefe do Executivo municipal.

Por Erikson Walla

Alice Portugal em campanha - Foto: Divulgação

Neste ano, são 53 candidaturas comunistas disputando prefeituras contra 46 da última eleição, em 2012. Para além do avanço quantitativo, o PCdoB baiano comemora uma conquista do ponto de vista qualitativo: construiu candidaturas em cinco municípios entre os mais importantes do estado, inclusive na capital baiana, Salvador, a terceira maior do País, com a candidatura de Alice Portugal.

A presença de mulheres nas disputas majoritárias também reforça o salto qualitativo do PCdoB. Além de Alice em Salvador – em uma chapa inteiramente feminina, com a escolha de Maria del Carmem, do PT, para o posto de vice -, também aparece na lista de mulheres candidatas a prefeita Jailce Andrade, de Camaçari, importante município da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Na lista de candidaturas comunistas em grandes cidades baianas, além de Salvador e Camaçari, aparecem também Vitória da Conquista (terceiro maior município da Bahia – região sudoeste), com Fabrício Falcão; Itabuna (maior município da região sul), com Davidson Magalhães; e Juazeiro (maior município da região norte), com a candidatura de Paulo Bomfim.

Em um cenário de dificuldades materiais para a sustentação das campanhas, o presidente estadual do partido, o deputado federal Daniel Almeida, acredita que o crescimento do PCdoB é motivo de comemoração. “Alcançamos o auge da disputa política na Bahia. Temos possibilidade real de aumentar o número de prefeitos eleitos e com certeza teremos votação superior à eleição anterior" , avalia.

O PCdoB baiano tem, ainda, 62 candidaturas a vice-prefeito/prefeita e 1590 a vereador/vereadora, nos 417 municípios da Bahia, registrados para eleições deste ano. A disputa pela vice-prefeitura também acontece em municípios importantes, como Feira de Santana (segundo maior município do estado), com a candidatura de Osvaldo Ventura, e Ilhéus (no sul), com Rodrigo Cardoso.

Salvador

A candidatura de Alice Portugal em Salvador foi construída com a união de cinco partidos – além do PCdoB, o PT, o PSD, o PSB e o PTN – para o enfrentamento ao atual prefeito da cidade, ACM Neto (DEM), que tenta a reeleição. O prefeito, que lidera as pesquisas de intenção de voto, busca retomar o espaço que o carlismo, grupo político criado pelo avô, o senador já falecido Antônio Carlos Magalhães, já teve e perdeu na Bahia.

O prefeito ACM Neto tem um aliado de peso na capital baiana: uma rede de comunicação de propriedade da família, que inclui a TV Bahia, afiliada da TV Globo, além de um jornal impresso, rádios e portais de notícias na internet. Apesar do cenário eleitoral difícil, a campanha de Alice tem crescido.

Pelas pesquisas, a candidata comunista começou a campanha com 8%, chegou a 10% e, pelo último levantamento realizado, alcançou 12%, se posicionando em segundo lugar. Uma nova pesquisa ainda não foi registrada, mas a expectativa é de crescer mais e chegar ao segundo turno.

Juazeiro

No município de Juazeiro, o PCdoB busca manter o projeto vitorioso desde 2008, com a primeira eleição de Isaac Carvalho. Em 2012, Isaac foi reeleito e, agora, caminha para eleger Paulo Bomfim, que integrou a gestão e contribuiu para a transformação de Juazeiro em um dos mais importantes municípios do Brasil, em geração de emprego e renda, e em educação e habitação.

Na contramão da crise econômica, Juazeiro figura entre os municípios brasileiros com maior número de geração de empregos formais. No mês de abril, chegou a ocupar o primeiro lugar, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho.

Nos dois mandatos, a gestão comunista também construiu 19 novas creches, ampliando as vagas da educação infantil em cerca de 7 mil, aumentou o salário dos professores municipais em 153%, além de ter reformado e climatizado 100 escolas, e de ter construído 22 quadras poliesportivas. Em relação à habitação, foi alcançado um número recorde de 11 mil moradias populares, em parceria com o Governo Federal.

“Nosso Governo trabalhou muito por Juazeiro, mas temos a humildade de reconhecer que precisamos fazer muito mais, é por isso que me coloco a disposição do povo para continuar avançando”, afirmou Paulo Bomfim, durante um comício na cidade.