Rússia: inquérito sobre avião derrubado usa dados duvidosos

O Ministério da Defesa da Rússia disse que na sua maioria os dados fornecidos pela equipe de investigação conjunta foram baseados em informações de Internet e dos serviços segretos ucranianos.

Destroços do Boeing 777 da Malaysia Ayrlines na Ucrânia

"Ouvimos atentamente as declarações de hoje dos representantes da equipe de investigação holandesa", disse.

"Deixe lembrar que todos os dados, que hoje foram apresentados na entrevista coletiva, têm duas fontes principais: a Internet e os serviços secretos da Ucrânia. Portanto, a objetividade desta informação e, por conseguinte, das conclusões nelas baseadas pode ser posta em dúvida", disse o representante oficial do ministério Igor Konachenkov.

Ele acrescentou que para tais conclusões, que foram anunciadas pela equipe internacional de investigação, tem de existir um argumento sério baseado em fatos concretos.

"Nenhum sistema antiaéreo russo alguma vez atravessou a fronteira ucraniana", acrescentou Konachenkov. Isso mesmo foi declarado pelo lado russo logo depois da catástrofe.

A Equipe de Investigação Conjunta (JIT) chegou à "conclusão" de que o sistema antiaéreo Buk, do qual foi lançado o míssil que abateu o avião, teria vindo para a Ucrânia a partir da Rússia.